domingo, 17 de outubro de 2010

Trabalhando com o Eixo IV

O Eixo IV contempla interdisciplinas como "Representação do Mundo pela Matemática", "Representação do Mundo pelas Ciências Naturais" e "Representação do Mundo pelos Estudos Sociais". As atividades trabalhadas na interdisciplina "Representação do Mundo pela Matemática" são muito utilizadas com minha turma do nível 4, de crianças de 5/6 anos. Considero que muitas atividades também podem ser trabalhadas como letramento, já que as crianças desta idade estão aprendendo a diferenciar letras de números e muitas músicas também trabalham com os números e o meu trabalho está sendo sobre
letramento com músicas.
É quantificando que a criança aprende o número e interagindo com problemas cotidianos trabalha com a necessidade de quantificação.
Recentemente em uma palestra, aprendi que assim como o letramento, podemos falar sobre numeramento, que ainda não é um termo dicionarizado.
Letramento é a tradução de "literacy", assim como o numeramento é a tradução de "numeracy", termos em inglês que indicam o ensino/aprendizagem
de letras e números, respectivamente.
Para alfabetizar, se utiliza 26 símbolos,
enquanto que na matemática utilizamos 10 simbolos.
E todos eles estão presentes cotidianamente em nossa sala de aula.
O numeramento não se caracteriza apenas com a exploração de situações que envolvam apenas atividades numéricas, mas sim, por atividades sociais
advindas de atividades humanas.
O número não serve somente para contagem, ele está presente na vida das crianças indicando suas idades, seus telefones, números de suas casas, camiseta de jogadores, ordem em uma fila e também em músicas, que estão sendo muito utilizadas em nossas salas através de cartazes, painéis, glossário das músicas construídos pelas crianças e em jogos que estão à disposição das crianças diariamente em muitos momentos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania!

Uma grande novidade para mim também sobre o numeramento!:)

Grande abraço, Anice.