terça-feira, 2 de novembro de 2010

Estudando o Eixo V

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades
para a sua produção ou a sua construção"
Paulo Freire
Todos os estudos relacionados às interdisciplinas, divididas em eixos, estão possibilitanto uma revisão de tudo o que foi estudado e servindo para a escrita do trabalho de conclusão de curso. Para Kant, o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda perfeição de que ele seja capaz. Sempre estou estudando maneiras de melhorar e me aperfeiçoar através de estudos que faço, de reuniões na escola, de discussões para a elaboração de novos projetos, até mesmo em leituras que faço.
Diante de minha prática e dos projetos que desenvolvo na escola, sempre tento manter uma reflexão crítica de tudo o que faço. Constantemente estou aprendendo e mudando minha prática.
Mas a escrita ainda é um fator de dificuldade.
Neste momento, a escrita do TCC parece estar se triplicando.
Releio as atividades que realizei para cada interdisciplina e vejo um crescimento,
mesmo que pequeno.
Neste eixo, a interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade iniciou refletindo o nosso fazer cotidiano.
Neste ano letivo, estamos com uma supervisora, que incentiva a escrita, já que na educação infantil, não a utilizamos tanto em outros níveis. Ela pretende que o grupo escreva mais, troque mais idéias, discuta mais os projetos trabalhados. Também sempre elogia e incentiva quando percebe atividades diferentes e interessantes sendo trabalhadas. Refletindo o fazer cotidiano, percebo que muita coisa mudou e melhorou, mesmo assim, ainda tenho dificuldades para escrever, que estão se acentuando neste trabalho.
Continou lendo os textos e atividades e também outras bibliografias indicadas, mas ainda sinto muitas dificuldades que estou tentando superar e me esforçando para conseguir escrever o meu trabalho de uma maneira que me realize e me satisfaça.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania:

Fizeste uma postagem completa ao trazer teoria dos outros eixos mesclando com as ideias do teu TCC... faltou apenas trazeres a citação completa: nome do livro e ano, ok?

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Dania:

Fiques atenta à exigência do blog.. mais uma semana se passou e não postaste.

A falta da escrita aqui pode gerar reprovação no curso, portanto comece a postar enquanto tem tempo.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Dania:

Esperarei esta semana tuas postagens, certo?

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Dania:

É necessário que escrevas, no mínimo, mais 3 postagens, certo? O Seminário Integrador é uma das interdisciplinas desse semestre e para ser aprovada é necessário cumprir com as exigências do blog.

Grande abraço, Anice.