Além das leituras dos textos das interdisciplinas,
se fazem necessárias leituras de outras bibliografias.
Em relação ao tema proposto em meu trabalho, estou lendo o livro "Do MEB à WEB - O rádio na educação", organizado por Nelson de Luca Pretto e Sandra Pereira Tosta, da Editora Autêntica.
O livro discute, em seu capítulo "O rádio e a Educação", o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Segundo Mirian Grispun (1999, p. 25), "as tecnologias estão a exigir uma nova formação do homem que remeta à reflexão e compreensão do meio social em que ele se circunscreve". Diante de tantos meios de comunicação, é imprecendível que o professor propicie um espaço em suas aulas para a utilização de novos recursos, que estão à disposição de nossos alunos fora da escola. O rádio está sendo usado em alguns momentos de minha aula, proposto através do Projeto Radialistas Mirins. Ele passa a fazer parte da escola, assim como faz parte da maioria das casas dos alunos, influenciando em suas preferências musicais e indicando novas músicas para cantar na escola, constituindo assim um novo repertório.
Algumas das atividades desenvolvidas durante o projeto visam conhecer um pouco da história do rádio, visitar a rádio da UFRGS e conhecer o seu funcionamento, trabalhar com a linguagem das crianças e desenvolver a sua musicalidade.
Como vimos na interdisciplina de Artes Visuais, "um projeto na escola não pode ser comparado a um simples planejamento de atividades que deverão ser cumpridas, mas com certas intenções e possibilidades, em constante avaliação e replanejamento, aproveitando acasos, caminhando opostamente por outros caminhos em tentativas investigadoras e ousadas, sem nunca perder de vista os focos centrais que fazeram nascer o projeto" (Martins 1998, p.162). O Projeto Radialistas Mirins propiciou o tema sobre o letramento com a música e também originou em outros projetos de acordo com o interesse e necessidade das crianças.
2 comentários:
Olá, Dania:
O último parágrafo resume bem as funções de um projeto. Pelo que descreves, as atividades do projeto estão de acordo com o objetivo proposto.
Grande abraço, Anice.
Olá, Dania!
Uma grande novidade para mim também sobre o numeramento!:)
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário