terça-feira, 12 de outubro de 2010

Textos com Boas Dicas

O Bloco III, principalmente com as interdisciplinas de Artes Visuais e Música na Escola, apresenta textos que estão diretamente ligados ao tema de meu trabalho de conclusão.
A interdisciplina de Artes Visuais, no Bloco I, destaca que "a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira nº 9.394 denomina a área como Arte e determina a obrigatoriedade do ensino da arte na escola". Também, "A LDB no artigo 26, parágrafo 2º, afirma: O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
Trabalho muito na Educação Infantil com esta área e percebo que as crianças demonstram muito interesse e possuem muita criatividade. A própria lei mostra a importância e necessidade de trabalhar com esta área, contribuindo com a aprendizagem das crianças.
Também menciona que os "Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN Arte, dão à área da Arte uma grande abrangência propondo 4 modalidades artísticas:
Artes Visuais, Música, Teatro e Dança."
Justamente a modalidade da Música, que é muito trabalhada com minha turma e faz parte de muitos projetos, passou a ser um dos pontos estudados e observados com a turma.
Já na interdisciplina Música na Escola, muitos textos apresentam importantes dados e são fundamentais para elaboração do trabalho. O texto "De quem é a música? e "Por que você ouve tanta porcaria" trazem informações que são um reflexo do trabalho e da observação realizada em sala de aula. A música faz parte da vida das crianças, começa desde que nascem, através das músicas de ninar de uma mãe, de músicas cantadas por sua família, como também escutadas por rádios ou outros meios. Também se apresenta muito na escola através de diferentes propostas e se faz presente diariamente em diferentes atividades. Daí meu interesse em escolher este tema, associado a outro de minha preferência, o letramento.
Estas interdisciplinas deste eixo apresentam idéias que podem e devem
ser abordadas no trabalho e que requerem contínuas leituras.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania!

Ao ler tua postagem percebi que o que tem de mais interessante no PEAD é o cruzamento das aprendizagens. A gente percebe que uma interdisciplina pode dar sentido a tantas outras.

Grande abraço, Anice.