domingo, 26 de dezembro de 2010

Letramento com Música

Conforme Soares (2010), a criança lida com o livro, com as letras, com a escrita do próprio nome, com atividades de consciência fonológica para aprender os sons - o que é indispensável para aprender a escrever, perceber que a língua é um som. A criança precisa desenvolver essa consciência fonológica e a educação infantil é a hora certa de fazer isso de forma lúdica, o que corresponde ao interesse dela.
Na educação infantil, trabalhamos muito com a música. A rotina, muitas atividades, hora do lanche, brincadeiras, datas festivas são trabalhadas através da música. No início do ano até mesmo o nome de cada criança foi trabalhado através de músicas. O trabalho com o projeto radialistas mirins proporcionou uma mudança do repertório escolar conhecido pelas crianças. Passamos a utilizar músicas provenientes do rádio, trazendo a preferência de cada um para sala de aula. Observa-se que a mídia influencia em suas preferências, pois existe uma semelhança entre os seus gostos musicais.
As crianças manifestam esse interesse comum ao longo da rotina, cantando músicas populares das rádios conforme realizam as suas atividades.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania:

Ficou faltando a citação completa. Este trecho de Soares é de qual livro/artigo ou revista científica?

Grande abraço, Anice.