domingo, 13 de junho de 2010

Projeto da Copa

Em todas as atividades desenvolvidas com a turma, estamos trabalhando sobre a copa, desde bandeiras, placar dos jogos, países participantes até a realização de muitas brincadeiras e atividades físicas, principalmente futebol. Em minha prática na educação infantil, proporciono muitas atividades através de brincadeiras e jogos. Conforme os textos lidos da professora Tânia Fortuna, quanto mais a escola proporcionar situações lúdicas, maior será a possibilidade de não esquecer os temas trabalhados. Através das brincadeiras e jogos, é possível propiciar um clima de desafio, no qual as crianças geralmente participam demonstrando muita compenetração. Brincar é uma construção social, e, em minha prática, utilizo diferentes jogos e brincadeiras que atendem um compromisso com a aprendizagem. O projeto elaborado para a copa está possibilitando trabalhar com diferentes jogos, que além de contribuirem para a aprendizagem de uma forma prazerosa, também contribuiram para o desenvolvimento físico das crianças. Também estão sendo realizadas atividades através de brincadeiras e jogos para acompanhar o ritmo de poemas, versos ou músicas com palmas ou outros sons, explorando recursos e materiais da sala; brincadeiras de dramatizações de ações ou seres e outras atividades recreativas que sejam do interesse e necessidades da turma.
As crianças brincam muito na educação infantil, mas conforme vão avançando para outras séries as brincadeiras vão sumindo dos planejamentos. Em minha prática tendo propiciar muitas aprendizagens através da brincadeira e o tema da Copa também está contribuindo para a realização de muitas atividades físicas com bola durante as atividades
de educação física, além do fu
tebol.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania:

Descreveste as atividades e ficou faltando as reflexões. Na repostagem, tente trazer algum argumento que exemplifique o que comentas, certo?

Grande abraço, Anice.