domingo, 13 de junho de 2010

Postagem refeita - Brincando e Aprendendo

Através das brincadeiras infantis, podemos ter um conteúdo riquíssimo para estimular o aprendizado com os alunos da educação infantil. Em minha prática, diariamente realizamos algumas brincadeiras planejadas de acordo com os projetos desenvolvidos. São brincadeiras como vivo/ morto; casa/morador e terremoto; coelhinho sai da toca; terra/mar e atividades recreativas que vão sendo nomeadas de acordo com os projetos trabalhados, como por exemplo, a brincadeira terra/ mar, mudamos os nomes para Brasil/mar explicando e mostrando para as crianças o mapa com a localização do Brasil e a África e formas de chegar até lá.

Trabalhamos muito com músicas que atendem aos projetos, acompanhados com movimentos, gestos ou palmas. Escutamos as músicas da copa batendo palmas, imitando gestos ou dançando livremente.

“Jogar é pensar” diz Piaget. Então, através de diferentes jogos, motivamos a turma a aprender ludicamente, atendendo seus interesses e necessidades.
A Copa na África também é um conteúdo riquíssimo para trabalhar a diversidade cultural. Explorando o país que subsidia a copa, exploramos sua fauna através da imitação dos animais, ou também, a criação de histórias coletivas, onde cada criança continuava a história utilizando uma caixa com figuras típicas do lugar. Histórias, povos, bandeiras e cores possibiliam a exploração de assuntos que partem de nossa nacionalidade e viajam por muitos outros países até chegar ao jogo. O futebol é um dos esportes preferidos dos meninos desde pequenos, que já está incutido em nossa cultura e também em nossa escola. O futebol é a atividade preferida dos meninos no momento do pátio e também a mais requisitada na educação física. É uma atividade que faz parte da rotina escolar. Atendendo a proposta de trabalhar com um projeto que contemple a Copa, preparamos muitas brincadeiras e jogos que se adaptam ao contexto trabalhado, ao interesse da turma e aos materiais disponíveis na escola, promovendo também jogos de futebol entre

os colegas da sala, ou entre os colegas das turmas do mesmo nível.
As interdisciplinas estudadas durante o curso possibilitaram a aprendizagem de muitas brincadeiras e jogos que podem ser adaptadas aos projetos trabalhados.
Através destas atividades, além de propiciar uma aprendizagem prazerosa divertida para meus alunos, também aprendo com as pesquisas que faço para o planejamento e também com as possibilidades de explorar outras atividades através da participação, necessidade e interesse da turma em atividades já planejadas e trabalhadas.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania!

É importante mesmo aproveitar o momento da Copa para ter a oportunidade de trabalhar vários outros temas ligados a isto. Até porque é um assunto explorado em vários âmbitos e tudo que ali for estudado dará mais sentido às aprendizagens dos alunos, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.