domingo, 6 de junho de 2010

Curso de Extensão – Educação Infantil

Curso de Extensão – Educação Infantil

Prática, Docência e Saberes

O curso foi organizado para alunos que cursam Pedagogia na UFRGS a partir do 4º semestre. Inscrevi-me justamente por ser minha área de trabalho.

Durante muito tempo, a educação infantil foi caracterizada por uma concepção assistencialista e seus profissionais eram considerados como pajens, amas, crecheiras, auxiliares, etc.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Federal 9394/96) define a educação infantil como a 1ª etapa da Educação Básica, portanto não é um atendimento assistencial, mas sim, um atendimento educativo.

Artigo 29, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Artigo 30, a educação infantil será oferecida em:

I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Trabalho com educação infantil em uma escola estadual pública e, mesmo trabalhando há muito tempo, sempre procuro fazer leituras e cursos referentes à Educação Infantil e ir mudando minha prática de acordo com estudos realizados de forma a atender a proposta escolar e também aos interesses e necessidades de minha turma.

Em especial, este curso foi muito bom e interessante, pois resgatou algumas práticas que não utilizava mais, mas que foram significativas, e também oportunizou trabalhar com novas experiências que foram enriquecedoras para meu trabalho com a turma.

Em muitos momentos de nossa prática, algumas ações se tornam automáticas e se misturam, perdendo um pouco de uma fundamentação teórica.

A oportunidade de estudar, ler muitos livros, fazer cursos e assistir palestras nos possibilitam reciclar nosso trabalho e possibilitar aos nossos alunos novas experiências que são importantes para sua formação.

Revendo as questões trabalhadas no curso PEAD e fazendo este curso sobre a educação infantil, foi possível avaliar muitas questões trabalhadas com minha turma e de uma maneira crítica verificar o que está bom e o que pode ser mudado.

Também procurei este curso para me auxiliar em meu estágio que ainda não consegui chegar ao nível desejado por mim.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania:

Sabes que a exigência da postagem reflexiva é semanal. Nesta semana escreveste duas postagens, portanto só será necessário que refaças a postagem acima, certo? Esta é livre e podes escrever o que queiras.

Grande abraço, Anice.