domingo, 2 de maio de 2010

Trabalhando com Números através de Jogos

Durante o estágio, procuro sempre atender a proposta pedagógica da escola e as decisões tomadas durante as reuniões realizadas por nível para elaborar o planejamento, mas sempre estou revisando os conteúdos trabalhados durante o curso para enriquecer novos projetos.
De acordo com os conteúdos trabalhados nos projetos, vou escolhendo leituras específicas de alguma interdisciplina. Esta semana trabalhamos com números e minhas leituras foram direcionadas para as interdisciplinas do Mundo Representado pela Matemática
e também para Teatro e Educação.
Em relação à interdisciplina Teatro e Educação, trabalho muito na Educação Infantil com jogos.
As regras dos jogos geralmente são estabelecidas pela decisão do grupo, principalmente por não saberem ler, mas percebe-se que o sentimento de tensão e de alegria estão constantemente presentes e algumas vezes precisa a intervenção e orientação da professora para definir e explicar algumas regras ou acabar com discussões surgidas. A relação entre brincar e estudar da Educação Infantil está sempre presente em todo o seu processo de aprendizagem. Em nossa escola, as práticas pedagógicas constatam a existência absoluta de brinquedos e momentos de brincar favorecendo na formação e desenvolvimento das crianças de uma forma prazerosa e significativa. As atividades lúdicas da escola são realizadas através da aquisição de muitos brinquedos atraentes, adquiridos através da contribuição da comunidade escolar. Além dos brinquedos da sala dispostos em cantinhos, também tem o dia do brinquedo, em que as crianças trazem brinquedos variados de suas casas e compartilham com seus colegas. Em muitos momentos propostos das atividades escolares, são utilizados brinquedos com os quais as crianças aprendem a brincar cumprindo uma intencionalidade, como é o caso do trabalho com os números, que permite um maior entendimento e participação das crianças nas atividades. Esta semana foi muito produtiva em relação à aprendizagem da matemática, justamente pela manipulação de muitos brinquedos, objetos e materiais da sala. As crianças passam a ter um maior entendimento trabalhando com materiais concretos e experimentando na prática situações-problema. Todas as atividades de matemática trabalhadas com números foram primeiramente trabalhadas com diversos materiais e jogos até chegar na folha. Estas atividades de matemática precisam ser trabalhadas através de uma continuidade do uso de materiais concretos e jogos, possibilitando para todos os alunos seu maior entendimento. Os jogos e brinquedos vão sendo abolidos das atividades das crianças conforme vão avançando as séries sendo que esta deveria ser uma prática contínua e crescente.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania!

Interessante o que trazes, porque na educação inicial tudo é realizado através do brinquedo que diverte e instrui ao mesmo tempo. Por trás de toda brincadeira há uma série de regras e aprendizagens por trás.

Grande abraço, Anice.