quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia do Indio

Na interdisciplina de Questões Étnicos-Raciais na Educação: Sociologia e História, fiquei impressionada com a notícia do lançamento da cartilha voltada para o ensino fundamental indígena.
Fiquei curiosa para conhecer essa cartilha, já que tenho muito interesse por alfabetização.
Em nossa escola temos um aluno que é um índio e é muito interessante esta experiência. É uma família que cultua suas tradições, mas que está totalmente aceptível a cultura presente em nossa escola. Com essa experiência, revi todas as minhas atividades trabalhadas para o dia do índio, questionei-me muito em relação ao cocar feito de papel e pintado com giz de cera e também as pinturas no rosto. Prática tão trabalhada em nossas escolas, mas que deixam de ser importantes e significativas para esta data, diante da diversidade de materiais e trabalhos que podem ser realizados enaltecendo a importância deste povo.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Dania: Interessante como um fato em si, o dia do índio por exemplo, pode causar questionamentos na nossa prática. Através disso revemos nosso trabalho e o quanto sabemos sobre a diversidade cultural, enfim, reciclamos o nosso fazer dentro e fora das escolas. Abraço, Anice.