domingo, 25 de maio de 2008

Saber e Sabor

Esta semana foi muito significativa, fiz muitas leituras que me proporcionaram novas aprendizagens e vontade de aprender mais, surgiram muitas dúvidas e questionamentos em nosso novo projeto da escola e também a atividade referente ao vídeo "Saber e Sabor" que despertou algumas inquietações e estão me fazendo refletir muito. Constantemente me vejo comparando, me avaliando e me cobrando em várias situações, ora como professora, ora como aluna do PEAD. Através de depoimentos de professores e educadores renomados em nosso meio onde o carinho e a importância que alguns educadores tiveram em suas vidas deram um sabor especial em sua aprendizagem, penso qual é o significado da aprendizagem que me esforço em proporcionar para meus alunos. Os professores hoje têm um papel fundamental, que é reavaliar toda uma prática que está acompanhada de um mundo mais informatizado e com muitos recursos que estão a disposição de nossos alunos, mas que ainda não estão dentro da maioria de nossas escolas. São fatores que nos cobram uma nova atitude e nos desafiam. O próprio curso do PEAD é um desafio muito grande para minha formação, já que a aprendizagem acontece quando existe um significado para nossas vidas. A maior lição que ficou da semana realmente foi a importância de aprender com "saber e com sabor".

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Muito bom! Ótimo comentário! Que bom que está te questionando assim. Aos poucos e sutilmente, questione os seus colegas de escola durante as conversas de vocês.
Veja o que respondem. A partir daí, você vai conhecer as concepções deles e, quem sabe, plantar sementinhas de inquietação neles. Mas, vá com calma, porque, do contrário, pode causar resistências.
Continue aprofundando suas idéias e reflexões!
Abraço