domingo, 15 de junho de 2008

Números

Dediquei este final de semana para colocar em dia as atividades de matemática.
Os textos da Revista Nova Escola contribuiram para mostrar a importância da prática do professor e para propor situações-problemas, onde as crianças aprendem através de suas ações em brincadeiras, jogos e atividades práticas. Também tive a oportunidade de assistir uma palestra de formação de professores do munícipio com a professora Rangel, que possibilitou um aprofundamento das atividades trabalhadas nesta disciplina. Atualmente estou trabalhando os números com minha turma e as crianças já possuem um conhecimento numérico de situações cotidianas de seu ambiente familiar. As leituras e atividades estão propiciando a realização de atividades diferentes e do interesse das crianças. É importante essa fundamentação teórica dos conteúdos para fortalecer uma prática.

domingo, 8 de junho de 2008

Interdisciplinariedade

As interdisciplinas deste semestre estão proporcionando relações bem interessantes, em que os textos e atividades se completam e reforçam os mesmos conceitos trabalhados em diferentes áreas.
O texto "Espaço e Tempo" me propiciou uma leitura interessante e uma relação com os conceitos trabalhados em ciências, com o seminário integrador e também em matemática.
No texto "Qual é a questão?", destaquei as seguintes frases:
"Pela via motora ou mental, as crianças manipulam, exploram, interagem, interpretam, levantam hipóteses, buscam explicações e reconstituem o mundo que as rodeia, em diferentes patamares".
"Agindo sobre o meio físico/social que a criança constrói tanto o seu sistema de conceitos quanto o seu sistema de representações a respeito desse mundo".
Esse texto estabelece também uma relação com as atividades em ciências, estudos sociais e matemática possibilitando a construção constante do conhecimento, reforçando os conceitos trabalhados e auxiliando nas atividades práticas do professor.

domingo, 1 de junho de 2008

Trabalhando com Perguntas

Conforme relatei no fórum, minha postagem hoje, é mais uma forma de desabafo. Analisei tanto as perguntas de meus alunos por todo esse tempo e considero importante que as perguntas também sejam feitas aos professores. Ninguém perguntou como trabalho, mas mediante a uma reclamação de excesso de cópias, as vice-diretores declararam, em uma reunião de unidocência na quinta-feira, que entraram nas salas do nosso nível e contaram os trabalhos que cada professor(a) realizou com seus alunos. Fiquei em estado de choque e me senti sendo espionada. Não foi feita nenhuma pergunta em relação ao trabalho e houve a comprovação por parte delas de que realmente isso acontecia. Tive o cuidado de eu mesma "contar" os trabalhos e fazer uma porcentagem do total de cópias. À partir deste momento, surgiram milhões de perguntas que não me deixam mais tranquila e me indignam ainda com o que aconteceu. Sabem como trabalho: mensal ou trimestral? Qual a qualidade destas atividades? Estas atividades "prontas" são um produto final de um projeto? Qualidade das atividades? ou Quantidade de atividades? Como essas atividades estão sendo trabalhadas com os alunos? Estas atividade possibilitam um contentamento dos alunos? São de seu agrado? Partem do conhecimento de meus alunos? Esta questão foi levantada somente a partir de uma reclamação de um funcionário ou do resultado de uma semana de estagiárias na sala? ...São muitas perguntas que ficaram no pensamento e que estão causando frustração, descontentamento, TRISTEZA de como os assuntos são abordados em nossas reuniões...Como uma pergunta não "feita" ou não "respondida" causa tantos sentimentos que nos prejudicam e magoam. Como devemos ter "cuidado" com as perguntas de nossos alunos e carinho e atenção ao respondê- las. As perguntas não são privilégio somente de nossos alunos, fazem parte do dia-a-dia de qualquer ser humano. Como professoras, também temos nossas dúvidas e necessitamos de respostas. Cada um procura responder as suas questões por vários meios, mas o importante é que cada um tenha as suas respostas. Se uma pergunta for respondida com outra pergunta , considero melhor ainda, pois vou continuar pesquisando, procurando e me informando. Esta semana, considero que aprendi o peso de uma "acusação" sem uma pergunta. Tomarei cuidado para não cometer o mesmo "erro" com meus alunos.

domingo, 25 de maio de 2008

Saber e Sabor

Esta semana foi muito significativa, fiz muitas leituras que me proporcionaram novas aprendizagens e vontade de aprender mais, surgiram muitas dúvidas e questionamentos em nosso novo projeto da escola e também a atividade referente ao vídeo "Saber e Sabor" que despertou algumas inquietações e estão me fazendo refletir muito. Constantemente me vejo comparando, me avaliando e me cobrando em várias situações, ora como professora, ora como aluna do PEAD. Através de depoimentos de professores e educadores renomados em nosso meio onde o carinho e a importância que alguns educadores tiveram em suas vidas deram um sabor especial em sua aprendizagem, penso qual é o significado da aprendizagem que me esforço em proporcionar para meus alunos. Os professores hoje têm um papel fundamental, que é reavaliar toda uma prática que está acompanhada de um mundo mais informatizado e com muitos recursos que estão a disposição de nossos alunos, mas que ainda não estão dentro da maioria de nossas escolas. São fatores que nos cobram uma nova atitude e nos desafiam. O próprio curso do PEAD é um desafio muito grande para minha formação, já que a aprendizagem acontece quando existe um significado para nossas vidas. A maior lição que ficou da semana realmente foi a importância de aprender com "saber e com sabor".

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Maneiras Diferentes de Ensinar

Esta semana tive a oportunidade de participar na UFRGS de uma palestra sobre
a Escola da Ponte e na, escola onde trabalho, de uma palestra sobre a escola Reggio Emília, ministradas ambas por professores da UFRGS.
Estas palestras me proporcionaram novos conhecimentos.
Foi possível conhecer melhor o ensino em outros países provenientes de uma cultura bem diferente da nossa. Já em algumas situações no curso PEAD, foi possível aprender algumas curiosidades destas escolas, mas as palestras contribuiram para um aprofundamento maior e também para responder algumas dúvidas que ficaram de outras situações.
É uma educação diferente da nossa e que desperta curiosidades de saber seu funcionamento e qual o resultado do aprendizado desta cultura em seus alunos.
Considero que em nosso país temos exemplos bons de escola e que resultam em uma aprendizagem eficaz para nossos alunos que devem ser mais divulgados ou valorizados por todos nós. É importante e enriquecedor conhecer diferentes escolas e seus resultados , mas é mais importante ainda conhecermos nossa prática e saber responder por ela.
Todo conhecimento é válido desde que bem aplicado, para que resulte em aprendizado significativo para nossos alunos. As culturas dos diferentes povos, proporcionam diferentes tipos de escolas e que passam a ser estudadas por educadores que tentam "descobrir" novos métodos que sejam eficazes para seus alunos. Não existe uma receita pronta que seja a correta ou a melhor, mas existe muita vontade e dedicação de educadores que se esforçam para fornecer o melhor para seus alunos.

domingo, 11 de maio de 2008

Comemoração do Dia das Mães

Esta semana foi uma correria com os preparativos do presente, cartão, apresentação e festa do dia das mães. Foi uma semana em que nenhum conteúdo foi trabalhado e houve uma pausa quanto aos trabalhos dos projetos. A semana também começou conturbada com as aulas da segunda-feira suspensa devido ao ciclone que tivemos em Porto Alegre, atrasando mais ainda as atividades que estavam programadas. Postei meu relatório do portfólio de aprendizagem somente na segunda-feira, depois de ficar três dias sem internet. Tivemos somente terça, quarta e quinta-feira para trabalhar todas as atividades programadas para o dia das mães.Quanto às atividades do PEAD, dediquei-me para fazer as leituras de Estudos Sociais. Fiquei muitos dias tentando comprar o livro e não o encontrei em nenhuma livraria, também tentei tirar a cópia e o original nunca estava no pólo, liguei para algumas colegas e nenhuma delas tinha conseguido adquirir o texto também. Foi uma semana de atropelos e mudança total de planos, tentando sanar problemas que foram aparecendo e que foram prejudicando a elaboração das atividades. Isso também é uma aprendizagem, já que temos que tentar vencer as adversidades que surgem.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Projeto com a história: O Grande Rabanete

A história " O Grande Rabanete possibilitou trabalhar com um vasto e variado número de atividades relacionadas com a matemática.
Possibilidades de atividades: seriação, classificação, ordem crescente e decrescente, quantificação e correspondência termo a termo.
A turma demonstrou especial interesse em trabalhar com os numerais correspondentes ao número de personagens com sua ordem crescente e decrescente.
Foi muito bom conciliar este projeto as atividades com a interdisciplina Representação do mundo pela matemática, pois as atividades ficam mais facéis de serem realizadas e por outro lado já temos a possibilidade de por em prática os conteúdos trabalhados nesta interdisciplina.
As crianças gostaram das atividades e demonstraram muito interesse em trabalhar com os numerais. Faziam muitas perguntas e comentavam algumas curiosidades destes numerais em relação as suas vidas.