Conforme relatei no fórum, minha postagem hoje, é mais uma forma de desabafo. Analisei tanto as perguntas de meus alunos por todo esse tempo e considero importante que as perguntas também sejam feitas aos professores. Ninguém perguntou como trabalho, mas mediante a uma reclamação de excesso de cópias, as vice-diretores declararam, em uma reunião de unidocência na quinta-feira, que entraram nas salas do nosso nível e contaram os trabalhos que cada professor(a) realizou com seus alunos. Fiquei em estado de choque e me senti sendo espionada. Não foi feita nenhuma pergunta em relação ao trabalho e houve a comprovação por parte delas de que realmente isso acontecia. Tive o cuidado de eu mesma "contar" os trabalhos e fazer uma porcentagem do total de cópias. À partir deste momento, surgiram milhões de perguntas que não me deixam mais tranquila e me indignam ainda com o que aconteceu. Sabem como trabalho: mensal ou trimestral? Qual a qualidade destas atividades? Estas atividades "prontas" são um produto final de um projeto? Qualidade das atividades? ou Quantidade de atividades? Como essas atividades estão sendo trabalhadas com os alunos? Estas atividade possibilitam um contentamento dos alunos? São de seu agrado? Partem do conhecimento de meus alunos? Esta questão foi levantada somente a partir de uma reclamação de um funcionário ou do resultado de uma semana de estagiárias na sala? ...São muitas perguntas que ficaram no pensamento e que estão causando frustração, descontentamento, TRISTEZA de como os assuntos são abordados em nossas reuniões...Como uma pergunta não "feita" ou não "respondida" causa tantos sentimentos que nos prejudicam e magoam. Como devemos ter "cuidado" com as perguntas de nossos alunos e carinho e atenção ao respondê- las. As perguntas não são privilégio somente de nossos alunos, fazem parte do dia-a-dia de qualquer ser humano. Como professoras, também temos nossas dúvidas e necessitamos de respostas. Cada um procura responder as suas questões por vários meios, mas o importante é que cada um tenha as suas respostas. Se uma pergunta for respondida com outra pergunta , considero melhor ainda, pois vou continuar pesquisando, procurando e me informando. Esta semana, considero que aprendi o peso de uma "acusação" sem uma pergunta. Tomarei cuidado para não cometer o mesmo "erro" com meus alunos.
domingo, 1 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Belíssima reflexão! Parabéns!
Faço uma sugestão: elabore um relatório em que você responde a essas perguntas e mostre o valor do seu trabalho. Como um relatório do semestre, com os projetos, atividades, resultados, baseados em que teoria, etc. Isso vai mostrar que você não está fazendo um trabalho por fazer. Acredito que as aprendizagens realizadas no PEAD irão te ajudar nisso. Será uma resposta, mesmo que a pergunta não tenha sido feita. Faz "numa boa", com calma e entrega. É uma idéia. Você pode avaliá-la (essa idéia) se é pertinente, conforme o seu contexto, isto é, se vale a pena fazer isso nesse momento aí na sua escola. ;-)
Abraço
Postar um comentário