Esta semana tive a oportunidade de participar na UFRGS de uma palestra sobre
a Escola da Ponte e na, escola onde trabalho, de uma palestra sobre a escola Reggio Emília, ministradas ambas por professores da UFRGS.
Estas palestras me proporcionaram novos conhecimentos.
Foi possível conhecer melhor o ensino em outros países provenientes de uma cultura bem diferente da nossa. Já em algumas situações no curso PEAD, foi possível aprender algumas curiosidades destas escolas, mas as palestras contribuiram para um aprofundamento maior e também para responder algumas dúvidas que ficaram de outras situações.
É uma educação diferente da nossa e que desperta curiosidades de saber seu funcionamento e qual o resultado do aprendizado desta cultura em seus alunos.
Considero que em nosso país temos exemplos bons de escola e que resultam em uma aprendizagem eficaz para nossos alunos que devem ser mais divulgados ou valorizados por todos nós. É importante e enriquecedor conhecer diferentes escolas e seus resultados , mas é mais importante ainda conhecermos nossa prática e saber responder por ela.
Todo conhecimento é válido desde que bem aplicado, para que resulte em aprendizado significativo para nossos alunos. As culturas dos diferentes povos, proporcionam diferentes tipos de escolas e que passam a ser estudadas por educadores que tentam "descobrir" novos métodos que sejam eficazes para seus alunos. Não existe uma receita pronta que seja a correta ou a melhor, mas existe muita vontade e dedicação de educadores que se esforçam para fornecer o melhor para seus alunos.
Um comentário:
Boa reflexão! Continue aprofundando suas idéias e reflexões! Muito bom!
Postar um comentário