domingo, 19 de outubro de 2008

38 ANOS - FACED

Em comemoração ao 38º aniversário da Faculdade de Educação da UFRGS, aconteceu no dia 22 de setembro a Conferência Nacional "Desafios Contemporâneos para a Educação". O evento discutiu as políticas públicas educacionais com especialistas da área de ensino e representantes da comunidade acadêmica e educacional. Considerei este evento muito importante e significativo para minha formação e também como um complemento para as aprendizagens deste semestre.
Um dos assuntos que considerei importante foi referente ao PAR - Plano das Ações Articuladas.
O PAR é uma das ferramentas do Plano de Desenvolvimento da Educação e faz parte de um plano de metas que tem como objetivo mudar os indicadores educacionais.
O PAR está dividido em quatro grandes áreas:
  • gestão educacional;
  • formação de professores e de profissionais de serviços e apoio escolar;
  • práticas pedagógicas;
  • avaliação.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Insatisfações

Como professora, o que estou aprendendo?

O curso do PEAD é rico em sua qualidade e conta com uma vasta atualização de informações, textos e também de algumas leis que ainda eram desconhecidas por mim.
Tudo o que estou aprendendo está possibilitando meu crescimento, tanto como aluna como professora. Também está ocasionando algumas desacomodações e principalmente a necessidade de ampliar meu tempo de estudo para um melhor aproveitamento do curso.
Neste momento, estou descontente com a qualidade de minhas atividades, pois tenho que ler os textos apressadamente para cumprir os prazos. Minha frustração aumenta na medida em que não cumpro os prazos e não consigo atingir seus objetivos. Estou tendo algumas dificuldades para entender alguns textos e sinto que é por falta de hábito de leituras mais frequentes e teóricas. Quanto mais leio, mais percebo a necessidade de ler MUITO mais. Sinto que tenho algumas defasagens que estão me prejudicando no entendimento de algumas atividades. Assim como estou aprendendo muito com o curso, também estou me esforçando para obter uma aprendizagem significativa e, principalmente, que proporcione uma melhor qualidade no trabalho com meus alunos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Leituras que fazem a diferença

Como professores, estamos constantemente incentivando a leitura aos nossos alunos. Assim como as leituras são extremamente importantes para nossos alunos, também devem ser um hábito dos professores. Relembramos o que aprendemos, adquirimos novos conhecimentos, nos atualizamos e faz parte de nossa formação. Esta semana, com as leituras referentes à interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta tive a oportunidade de conhecer a teoria de Maturana. Sua teoria defende a construção do conhecimento a partir das interações do homem com o mundo, e não apenas o recebimento de informações. Para Maturana, o conhecimento acontece no momento em que estamos interagindo com o mundo. Na Educação Infantil, meus alunos diariamente comprovam que, quanto mais interagem com o grupo, mais aprendem. Além de conhecer um pouco sobre Maturana através das leituras desta semana, ainda fiz muitas relações de sua teoria com minha turma, observando como realmente as emoções modificam a conduta dos "pequenos" com quem trabalho diariamente.

domingo, 14 de setembro de 2008

LEIS

Mediante as leituras desta semana me interessei especialmente pela Constituição e LDB, fazendo uma análise do tempo que faz que li estas leis. Assim como as leis são importantes para um advogado, também são importantes para um professor. Estas leis apresentam modificações significativas que eram desconhecidas da minha parte e que são essenciais para a compreensão do processo educativo e do sistema ao qual cada instituição está inserida.

domingo, 7 de setembro de 2008

9º Salão de Extensão da UFRGS

Esta semana participei do 9 º Salão de Extensão da UFRGS com o Projeto Radialistas Mirins sob coordenação da professora Sandra de Fátima Batista de Deus. O projeto iniciou com o trabalho realizado desde o início do ano sobre os alimentos com o acompanhamento da drª Noêmia. Através das atividades desenvolvidas sobre os alimentos, fizemos uma combinação de saúde e comunicação. O projeto Radialistas Mirins iniciou com a visita à rádio da UFRGS e continua sendo trabalhado no nível 4 da Educação Infantil com atividades gráficas, o envolvimento das crianças com gravações e preparação de uma exposição sobre o rádio.
A aprendizagem está sendo rica e gratificante, mas ainda está no início de um processo que está sendo aperfeiçoado e pesquisado por ser uma experiência nova e diferente daquelas realizadas por nossos alunos. Estou recebendo a colaboração da bolsista Isabel Leivas Waquil com o acompanhamento da profª Sandra.
Além do projeto realizado com o nível 4, fomos com as demais turmas visitar o salão, participar das inúmeras atividades culturais e das oficinas lúdicas.

domingo, 31 de agosto de 2008

Democracia

" A democracia é uma obra de arte político-cotidiana que exige atuar no saber que ninguém é dono da verdade, e que o outro é tão legítimo como qualquer um. Além disso, tal obra exige a reflexão e a aceitação do outro e, sobretudo, a audácia de aceitar que as diferentes ideologias políticas devem operar como diferentes modos de ver os espaços de convivência". ( Maturana, 1998:75-76)
A aula presencial de Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental foi muito importante para todos, no sentido de entender a democracia e a importância da participação ativa de todos neste processo. Não se faz a democracia sem a participação de todos. Sempre acreditei que são nas contradições e nos conflitos nos quais mais aprendemos, sendo necessário ouvir e respeitar a opinião de cada um.
O diálogo é muito importante para estabelecer a democracia de um grupo. Devemos reconhecer no grupo qualquer colega portador dos mesmos direitos e permitir conhecer novas potencialidades e estimular novas capacidades.

domingo, 24 de agosto de 2008

Qualidade da Educação

Dos muitos pontos tratados no texto "Políticas Públicas e Gestão da Educação em Tempos de Redefinição do Papel do Estado", o que mais me despertou a atenção foi em relação a qualidade da educação medida através de avaliações. Existe uma grande polêmica entre os professores em relação a este procedimento. Participei no ano passado da Provinha Brasil na escola em que trabalhava e houve uma boa aceitação por parte dos alunos, embora a preocupação e o nervosismo foram os mesmos de sempre. As crianças deram uma importância a esta avaliação e entenderam todo o processo envolvido em sua aplicação. Só reclamaram depois, da diferença existente entre esta prova e as que habitualmente realizam. Encaro positivamente estas avaliações e espero que sejam realizadas com seriedade e como uma maneira de realmente melhorar a qualidade de nossa educação. Passei por uma experiência significativa no início do ano em um curso de 40 horas, onde a primeira atividade foi uma prova relacionada aos conteúdos do curso. Além da dificuldade que senti, não conseguia entender o motivo de fazer uma prova de algo que ainda iria aprender. É claro, que os resultados foram baixos em sua maioria. No final do curso, novamente foi realizada outra prova, onde os conceitos foram muito melhores e significativos para todos. Foi o resultado da aprendizagem com QUALIDADE de um grupo, que partiu do conhecimento de cada uma e mostrou uma diferença em seu resultado depois de dias de trocas, leituras e atividades. Algumas professoras do grupo, com esta experiência, mudaram suas opiniões em relação a avaliação.