domingo, 7 de dezembro de 2008

Término das Atividades

O término das atividades é uma relização pessoal e também o enriquecimento em minha prática
com as aprendizagens realizadas. É o fim de uma uma etapa e a espera de um novo semestre que está por vir e que com certeza despertará novos interesses, novas aprendizagens e muitas surpresas como todos os semestres proporcionam.
Porém, ainda continua o ano letivo da escola com ensaios para festa das crianças, atividades especiais de final de ano, avaliações e ansiedade esperando as notas da conclusão do semestre.
A festa de final de ano da escola será na próxima semana no auditório da escola.
Nossa rotina é totalmente alterada para que tudo seja lindo, perfeito e reflita todo um trabalho realizado com as crianças durante o ano.
Estou trabalhando e estudando de acordo com as prioridades, mas sempre com a sensação de estar faltando o famoso tempo tão comentado e estudado neste semestre.
Valeram as dicas e todos os ensinamentos do semestre. Basta agora colher os frutos plantados
durante o semestre, que foram muitos e que se não foram possíveis aplicá-las
neste ano letivo, com certeza serão trabalhados e aproveitados em 2009.

Existe Sindrome do Final de Ano?

Assim que defino meu final de ano, sempre digo que tenho Síndrome de Final de Ano.
Na semana de 24/11 até 30/11 parei com tudo priorizando e me dedicando
na elaboração da avaliação final
e da atividade da interdisciplina Organização e Gestão da Educação.
Não fiz mais nenhuma atividade e também não consegui fazer nenhum plano de aula da escola.
Muitos reuniões e ensaios para a festa de encerramento de final de ano.
Muita correria, muitos trabalhos para realizar e muitas pendências.
Mesmo que me programe o final de ano é sempre uma correria.
Mas mesmo assim existem compensações que valem tudo isto
que é a alegria das crianças com a chegada do Natal
e o término de uma etapa importante que é o ano letivo.

domingo, 23 de novembro de 2008

Final de Ano

Novamente, mais um ano se passou e mais um semestre está sendo concluído.
Muitas leituras, muitas atividades e muitas aprendizagens foram realizadas.
Sinto uma satisfação enorme de estar aprendendo muito e querer aprender muito mais.
Avaliações feitas das interdisciplinas e das atividades proporcionam verificar
o quanto se aprendeu e possibilitam a mudança de nossa prática.
Sempre o trabalho final provoca dúvidas, discussões e ansiedades,
mas que apresentam um desafio onde precisamos superar nossas dificuldades.
O assunto parece ser fácil, mas precisamos tentar expressar nossas idéias
de maneira que reproduzam as aprendizagens realizadas e possibilitem a realização da atividade de acordo com os objetivos propostos enfatizando nossa prática.
Neste momento, não é possível pensar em nenhuma outra postagem
sem a preocupação do trabalho final.

domingo, 16 de novembro de 2008

Escola, Cultura e Sociedade

Auto- avaliação na interdisciplina

A interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade proporcionou leituras complementares aos conteúdos das demais interdisciplinas.
No início do semestre, achei alguns textos difíceis e complexos, mas refazendo algumas leituras consegui entender melhor e realizar as atividades de acordo com o que era solicitado.
Atrasei somente a primeira atividade, e depois consegui entender trabalhar com os prazos combinados, sendo necessário refazer apenas uma atividade.
Todos os textos e atividades foram importantes para minha formação docente e meu trabalho como professora. Demonstrei maior interesse pelos textos “O trabalho docente” e “Educação: políticas públicas e desigualdade”. Estes textos possibilitaram uma maior relação com minha prática e aprofundamento teórico em relação a vários temas presentes no cotidiano de meu trabalho. Para a realização de algumas atividades e melhor entendimento de alguns textos, busquei contribuições na Revista Nova Escola. Foram leituras para conhecimentos de alguns autores como Marx, Durkheim, Paulo Freire e também para melhor entendimento de assuntos que estão presentes nos debates na educação da atualidade.
Tentei participar do fórum com depoimentos que realmente contribuíssem com o grupo. Considerei os fóruns deste semestre em geral os melhores do curso até o momento. Os depoimentos estavam mais apropriados com os conteúdos e contribuíram com opiniões relacionando teoria com a prática.
Cabe ressaltar também nesta avaliação, o retorno imediato em relação aos comentários e
e-mails tanto por parte da professora como da tutora. Foi uma das interdisciplinas que apresentou retornos seguidos da data da postagem garantindo a qualidade e segurança para continuar com as atividades.
Observação: Mesma avaliação postada no webfólio da interdisciplina.


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Qualidade de Vida na Terceira Idade

Na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, com o título "LER ENRIQUECE", participei do evento com o mesmo nome do livro "Nozes para o inverno". A autora Vânia Figueiredo faz uma abordagem bem humorada sobre como se preparar para a velhice com mediação da
gerontóloga Izabel Íbias.
A autora, através da representação de um esquilo que guarda suas nozes para enfrentar o inverno, fala sobre "planejar o que eu quero ser quando envelhecer". Através de uma dinâmica muito diferente de palestra que estou acostumada a assistir, a autora se utiliza de desenhos para contar um pouco da sua história e do livro. Com traços simples, mas muito expressivos, vai desenhando e chamando a atenção do público presente.
A gerontóloga, Izabel Íbias, faz também a leitura de algumas partes do livro que são interessantes e que completam a palestra da autora. Ainda para contribuir com o evento, Izabel, utiliza-se muito da expressão "velha sim, parada jamais".
O evento reuniu muitas pessoas da terceira idade que participaram com muito interesse e entusiasmo desta atividade e que, além de acompanharem programação destinada a eles, também participam de outras atividades da área cultural.

domingo, 2 de novembro de 2008

PNAE

As leituras realizadas sobre financiamento da educação propiciaram uma aprendizagem significativa, interesse e a curiosidade de saber como funcionam esses programas na escola em que trabalho. Sabia da importância da merenda escolar, mas não sabia como era executado o programa nas escolas. Aprendi sobre a problemática do financiamento da educação básica no Brasil e fiquei surpresa, também, com a falta de conhecimento dos professores sobre este assunto.
PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar
Programa da merenda escolar financiado pelo governo federal e complementado com recursos dos governos de estados e das prefeituras.
CAE - Conselho de Alimentação Escolar
Responsável pela fiscalização e aplicação dos recursos da merenda escolar.
É composto por sete membros: dois representantes de pais de alunos, dois professores, um da sociedade civil, um do Poder Executivo e outro do Poder Legislativo. O mandato dos conselheiros é de dois anos.

domingo, 19 de outubro de 2008

38 ANOS - FACED

Em comemoração ao 38º aniversário da Faculdade de Educação da UFRGS, aconteceu no dia 22 de setembro a Conferência Nacional "Desafios Contemporâneos para a Educação". O evento discutiu as políticas públicas educacionais com especialistas da área de ensino e representantes da comunidade acadêmica e educacional. Considerei este evento muito importante e significativo para minha formação e também como um complemento para as aprendizagens deste semestre.
Um dos assuntos que considerei importante foi referente ao PAR - Plano das Ações Articuladas.
O PAR é uma das ferramentas do Plano de Desenvolvimento da Educação e faz parte de um plano de metas que tem como objetivo mudar os indicadores educacionais.
O PAR está dividido em quatro grandes áreas:
  • gestão educacional;
  • formação de professores e de profissionais de serviços e apoio escolar;
  • práticas pedagógicas;
  • avaliação.