domingo, 11 de abril de 2010

Projeto "Eu na Minha Casa e as Histórias das Casas no Mundo

Esse projeto tem o objetivo de dar continuidade ao projeto adaptação. Sendo a casa o espaço físico mais próximo das crianças, trabalharemos esse projeto partindo de suas casas e também conhecendo outras tipos de habitações e fazendo comparações com outras casas reais e também do mundo da fantasia, através da contação de histórias. A comemoração da Semana dos Povos Indígenas, que inicia em 12 de abril, e do dia do indio, programada como conteúdo para ser trabalhado foi incluida neste projeto, dando ênfase aos conceitos de aldeia e tipos de ocas reproduzindo-as com diferentes materiais. Trabalhando com diferentes tipos de casas, pretende-se conhecer a diversidade de tipos de casas, reconhecendo diferentes moradias, relacionando com o meio e com as necessidades daqueles que as habitam. É um projeto que começou a ser trabalhado no dia 06 de março, mas que ainda não conseguimos definir seu prazo final devido à riqueza de material e ao interesse e participação das crianças. O objetivo de trabalhar com as histórias das casas no mundo é explorar outras culturas, já que trabalharemos neste ano letivo com a Copa do Mundo na África, com a participação de muitos países, onde poderemos estar também explorando outros conteúdos em diferentes culturas.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aniversário do IE

No dia 5 de abril deste ano, o Instituto de Educação completou seu 141º aniversário.
A Unidade da Educação Infantil comemorou seu aniversário, trazendo seu "cartãozinho legal". As crianças, juntamente com seus familiares, foram criativos fazendo e trazendo mensagens de parabéns através de cartazes, cartões e desenhos. Cantamos Parabéns, ouvimos o Hino do IE, comemos bolo e entregamos nossos cartões para a diretora, que os deixou enfeitando o saguão. Em sala de aula, fizemos o desenho de nossa escola ou de sua festa de aniversário. É sempre bom participar do aniversário de uma escola que tem muita história para contar.

domingo, 4 de abril de 2010

Um Calendário Especial

Fazendo algumas leituras nas férias, fiquei conhecendo o Grupo Happy Down. O Happy Down é um grupo virtual sem fins lucrativos formado por pais, familiares e amigos de crianças e jovens com sindrome de down. Esse grupo criou um calendário cujo valor arrecadado com sua venda é revertido para o Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas em São Paulo. O calendário já está em sua 4ª edição, sendo que, neste ano, contou com o apoio de vários artistas. Uma das fotos é com o ator Guilherme Berenguer, que faz uma linda declaração no calendário ao irmão especial Paulinho, dizendo "Você me ensinou a amar". E é essa mesma declaração que faço aos meus alunos downs.
O calendário é comercializado pela Livraria Cultura em São Paulo ou pelo site http://happydown.nafoto.net. São fotos lindas que por si só nos dão uma linda lição. Tenho um carinho especial por crianças com síndrome de down, por ter sido minha primeira experiência como professora com a inclusão na escola pública. Também aprendi muito com esses alunos. Também agradeço aos seus familiares pelo carinho, respeito e ajuda que sempre me propiciaram e pelas grandes lições de vida que me ensinaram.

Continuando com o Projeto Roda da Leitura

Para elaborar o Projeto Roda da Leitura dando a devida importância que esse projeto merece, resolvi reler dois livros indicados na interdisciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem. São eles: "Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias" de Celso Sisto e "Literatura Infantil: gostosuras e bobices" de Fanny Abramovich. Falo tanto e participo de tantas contações de histórias durante o ano letivo que, quando resolvo me aprofundar teoricamente no assunto lendo ou relendo livros, percebo mais ainda a riqueza deste projeto para meus alunos. Todas as normas e técnicas que foram desenvolvidas entre o século passado até nossos dias promovem uma infinidade de idéias e uma riqueza que esse recurso nos dispõe para as aulas. Considero muito importante a escolha da história que será contada. Precisa ter qualidade literária e ser lida antes de ser contada para as crianças. Seguidamente pesquiso e compro novos livros que estejam de acordo com os projetos trabalhados em minha turma e que sejam do interesse de meus alunos. Geralmente, as histórias são contadas na hora da rodinha. O importante é perceber como uma história bem escolhida e bem contada encanta as crianças e até mesmo os adultos. Para qualquer idade, é fascinante escutar uma boa história. Algumas histórias relembram nossas avós, nossa infância, mas outras simplesmente nos fascinam por promover a infinidade de recursos que a diversidade cultural nos disponibiliza.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Projeto Aprendendo e se Divertindo com a Páscoa

Trabalhamos com essa data comemorativa abrangendo diversas histórias de coelhos, que é o principal personagem desta festa para as crianças, explicando o sentido da Páscoa e seus principais símbolos. Neste Projeto Aprendendo e se Divertindo com a Páscoa, realizamos nosso primeiro passeio ao Sítio do Mato, realizando uma trilha em que as crianças procuravam ovos de chocolates escondidos em ninhos. Também realizamos várias atividades em torno das histórias, músicas, brincadeiras e jogos, através de diferentes e da utilização de materiais diversificados. Uma das atividades preferidas foi a receita da páscoa, feita inicialmente através do desenho e escrita dos ingredientes até chegar em sua elaboração. Depois de trabalhada a receita de diferentes formas em aula, cada criança levou uma receita para casa. Algumas crianças refizeram as receitas em suas casas juntamente com seus familiares e fizeram vários comentários em aula sobre esta experiência.

domingo, 28 de março de 2010

Minhas Turmas de 2010

Neste ano letivo de 2010, fiquei com duas turmas, manhã e tarde, do nível 4 na Sala Azul. Cada turma é composta por 20 alunos. Trabalho no mesmo nível com outras duas colegas, que são da sala vermelha. Nosso trabalho é realizado em conjunto, tendo em vista as considerações e os pressupostos teóricos da Proposta Pedagógica da escola e do Plano de Estudos. Escolhi fazer meu estágio com a turma da manhã. Trabalhamos com projetos que são combinados semanalmente.
Iniciamos trabalhando com o Projeto "Eu na Minha Escola" com o objetivo de receber e estabelecer trocas de convivência uns com os outros, professora e espaços da escola, de maneira natural e prazerosa aos alunos, proporcionando atividades diversificadas e explorando a capacidade e interesse das turmas.

sábado, 27 de março de 2010

EU como aluna do PEAD

Como aluna de um curso a distância, percebo que diminuiu muito o preconceito em relação a essa modalidade de ensino, que se apresenta como uma forma eficaz de aprendizagem e bem diferente daquela em que fui educada. Ao contrário do que sempre ouvi falar, é um curso que exige tanto ou mais do que o curso presencial. Aprendi a pesquisar mais e ter acesso a diferentes meios de informação que contribuem para minha formação. Nos tornamos autonomos por nossa própria aprendizagem.
O curso de EAD da UFRGS me possibilitou a realização de um sonho de muitos anos de uma maneira diferente do que sempre imaginei. Aprendi a mexer com uma ferramenta que ainda se apresenta como um desafio para mim, pois apesar de estar aprendendo de uma forma nova ainda não me sinto capacitada para ensinar os meus alunos assim. O que aprendi ainda é o início de uma caminhada que preciso dominar para então poder usar com meus alunos. E é esse o meu único receio com meu estágio.