domingo, 10 de maio de 2009

Políticas para Inclusão Digital do Governo Federal

No dia 08 de maio assisti a palestra sobre as políticas para inclusão digital
do governo federal ministrada por Cezar Alvarez .
Foi uma palestra importante para minha formação, pois fiquei sabendo da existência de vários programas e serviços do governo federal como:
GESAC - Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento Ao Cidadão do Governo Federal,
tem como meta disponibilizar acesso à internet e mais um conjunto de outros serviços vinculados
à rede mundial de computadores(Informação do site).
PROINFO - Programa Nacional de Informática nas Escolas, que é responsável
pelo uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas de todo Brasil.
O governo federal tem como meta criar 86 mil labotatórios de informática até 2010.
PROJETO UCA - Um Computador por aluno.
Este projeto existe desde 2005 e investiga a possibilidade da adoção de laptops educacionais
como um meio de elevar a qualidade da educação pública brasileira(informação do site).
Desde 2006, o Rio Grande do Sul participa deste projeto juntamente com mais 4 estados:
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Tocantins com a testagem de três modelos diferentes.
Aqui no Rio Grande do Sul a experiência piloto está sendo realizada com
a EEEF Luciana de Abreu para participar do projeto com um modelo de laptop chamado XO.
INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia
Vale ainda conferir o site do Pensamento Digital - É um fundação que mobiliza
uma rede de parceiros para promover a utilização de computadores
e internet em comunidades de baixa renda. É responsável pelos projetos:
Rede de Cooperação Digital; Projeto Cidadão Digital; Projeto Uca
e Manutenção de Computadores para Geração de Renda.

Método Clinico

Realizamos com minha turma o Método Clínico da Conservação da Massa.
Através da manipulação da massinha, que já é um material comumente trabalhado
por esta turma, criou-se situações em que as crianças explicaram as
transformações ocorridas e solicitadas através de suas ações sobre este material.
As três crianças escolhidas, foram trabalhando com o material de acordo com
as solicitações feitas pela professora.
Foi seguido um roteiro com perguntas norteadoras sobre a ação desta criança.
As intervenções foram realizadas de acordo com as respostas dadas pela criança.

domingo, 3 de maio de 2009

Mês de Maio

Começamos o mês comemorando o "Dia do Trabalho".
Também trabalho com meus alunos o Projeto - Dia das Mães".
Nesta semana que antecede o Dia das Mães, a Educação Infantil fez uma programação de atividades, com palestras, com oficinas e com brincadeiras para as mães.
É uma semana bem agitada e que tem uma das maiores frequências de participantes
das datas comemoradas em nossa escola.
Através de um e-mail de nosso curso, fiquei sabendo que maio também é consagrado
como o mês da comemoração da brincadeira e da valorização do brincar em países
da Ásia, Europa e América do Sul.
Então juntamente com os projetos do nível 3, no qual eu trabalho, estarei programando
um Projeto especial, enfatizando a ação do brincar, que é tão prazeroso nesta idade e que também propicia muitas aprendizagens.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia do Indio

Na interdisciplina de Questões Étnicos-Raciais na Educação: Sociologia e História, fiquei impressionada com a notícia do lançamento da cartilha voltada para o ensino fundamental indígena.
Fiquei curiosa para conhecer essa cartilha, já que tenho muito interesse por alfabetização.
Em nossa escola temos um aluno que é um índio e é muito interessante esta experiência. É uma família que cultua suas tradições, mas que está totalmente aceptível a cultura presente em nossa escola. Com essa experiência, revi todas as minhas atividades trabalhadas para o dia do índio, questionei-me muito em relação ao cocar feito de papel e pintado com giz de cera e também as pinturas no rosto. Prática tão trabalhada em nossas escolas, mas que deixam de ser importantes e significativas para esta data, diante da diversidade de materiais e trabalhos que podem ser realizados enaltecendo a importância deste povo.

Trabalho em Grupo

Na revista Nova Escola de março de 2009,
saiu um artigo muito interessante sobre trabalho em grupo.
O trabalho em grupo, para atingir um nível satisfatório de aprendizagem, precisa seguir alguns critérios. O artigo deixa claro que poucos professores utilizam os grupos de forma criteriosa.
Pessoalmente, sempre fui uma estudante que nunca gostou de trabalhos em grupo. Minhas experiências foram sempre negativas.
Os grupos sempre foram formados pelos próprios alunos,
tornando-se, como sempre mencionei, "panelinhas", sem seguir critérios
nenhum pelos professores. Já profissionalmente, raramente trabalho em grupos,
já que minha experiência foi tão negativa.
Nas poucas vezes que trabalhei em grupo, tentei juntar as crianças de acordo com o conteúdo trabalhado para que a atividade trouxesse algum benefício para os alunos, sendo um trabalho prazeroso e que realmente na troca de informações fosse produtivo para todos.
O artigo traz 13 questões importantes sobre o trabalho em grupo que me comprovam que este trabalho dá certo. Também comprovam que da maneira que sempre foi realizado nas escolas em que estudei nunca seguiram critérios em que pudessem trazer benefícios.
Geralmente fomos agrupados por características pessoais.
Atualmente consigo até proporcionar um trabalho em grupo bom para meus alunos, mas como aluna continuo tendo aversão por esse tipo de trabalho.
Adorei o artigo e concordo plenamente com as questões abordadas. Revejo minha experiência com trabalhos em grupo como uma forma de facilitar o trabalho do professor em relação a quantidade de trabalhos a serem corrigidos. Uma experiência que hoje tenho que reverter tanto como aluna como também profissional. Sempre demonstrei preferência por trabalhos em duplas, que proporcionaram um resultado mais satisfatório em relação a aprendizagens dos alunos.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Término das Atividades

O término das atividades é uma relização pessoal e também o enriquecimento em minha prática
com as aprendizagens realizadas. É o fim de uma uma etapa e a espera de um novo semestre que está por vir e que com certeza despertará novos interesses, novas aprendizagens e muitas surpresas como todos os semestres proporcionam.
Porém, ainda continua o ano letivo da escola com ensaios para festa das crianças, atividades especiais de final de ano, avaliações e ansiedade esperando as notas da conclusão do semestre.
A festa de final de ano da escola será na próxima semana no auditório da escola.
Nossa rotina é totalmente alterada para que tudo seja lindo, perfeito e reflita todo um trabalho realizado com as crianças durante o ano.
Estou trabalhando e estudando de acordo com as prioridades, mas sempre com a sensação de estar faltando o famoso tempo tão comentado e estudado neste semestre.
Valeram as dicas e todos os ensinamentos do semestre. Basta agora colher os frutos plantados
durante o semestre, que foram muitos e que se não foram possíveis aplicá-las
neste ano letivo, com certeza serão trabalhados e aproveitados em 2009.

Existe Sindrome do Final de Ano?

Assim que defino meu final de ano, sempre digo que tenho Síndrome de Final de Ano.
Na semana de 24/11 até 30/11 parei com tudo priorizando e me dedicando
na elaboração da avaliação final
e da atividade da interdisciplina Organização e Gestão da Educação.
Não fiz mais nenhuma atividade e também não consegui fazer nenhum plano de aula da escola.
Muitos reuniões e ensaios para a festa de encerramento de final de ano.
Muita correria, muitos trabalhos para realizar e muitas pendências.
Mesmo que me programe o final de ano é sempre uma correria.
Mas mesmo assim existem compensações que valem tudo isto
que é a alegria das crianças com a chegada do Natal
e o término de uma etapa importante que é o ano letivo.