Para elaborar o Projeto Roda da Leitura dando a devida importância que esse projeto merece, resolvi reler dois livros indicados na interdisciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem. São eles: "Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias" de Celso Sisto e "Literatura Infantil: gostosuras e bobices" de Fanny Abramovich. Falo tanto e participo de tantas contações de histórias durante o ano letivo que, quando resolvo me aprofundar teoricamente no assunto lendo ou relendo livros, percebo mais ainda a riqueza deste projeto para meus alunos. Todas as normas e técnicas que foram desenvolvidas entre o século passado até nossos dias promovem uma infinidade de idéias e uma riqueza que esse recurso nos dispõe para as aulas. Considero muito importante a escolha da história que será contada. Precisa ter qualidade literária e ser lida antes de ser contada para as crianças. Seguidamente pesquiso e compro novos livros que estejam de acordo com os projetos trabalhados em minha turma e que sejam do interesse de meus alunos. Geralmente, as histórias são contadas na hora da rodinha. O importante é perceber como uma história bem escolhida e bem contada encanta as crianças e até mesmo os adultos. Para qualquer idade, é fascinante escutar uma boa história. Algumas histórias relembram nossas avós, nossa infância, mas outras simplesmente nos fascinam por promover a infinidade de recursos que a diversidade cultural nos disponibiliza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Dania!
Fizeste uma observação importante que é o preparo que deva se dar antes de repassar uma história. Além disso, salientas que cada história deva ter um sentido de acordo com demanda dos alunos, não é mesmo?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário