domingo, 29 de agosto de 2010

Trabalho de Conclusão de Curso

O período do estágio foi importante para a escolha do tema do TCC. Escolhi trabalhar com o Projeto Radialistas Mirins, sobre o letramento através da música na Educação Infantil. Este projeto é trabalhado em parceria com a UFRGS, com a coordenação da professora Sandra de Fátima Batista de Deus. Desde 2007, participo deste projeto, sempre diversificando o trabalho e proporcionando uma aprendizagem significativa e prazerosa para as crianças. O projeto geralmente inicia com a visita à Rádio da UFRGS, com muitas atividades utilizando materiais e recursos variados e diferentes dos disponibilizados na escola.
O Projeto Radialistas Mirins na Prevenção da Saúde é uma combinação de saúde e comunicação através do rádio. O objetivo deste projeto é desenvolver nas crianças o valor da escuta, da fala, do hábito de uma audição saudável e da prevenção de doenças.
O rádio passou a ser utilizado como um dos recursos para o desenvolvimento de várias atividades em sala de aula. É um instrumento que passou a ser mais utilizado em aula, que é muito bem aceito pelas crianças e que desperta interesse e empolgação por todos nas diferentes atividades. O projeto também contribui muito para desenvolver a fala das crianças através de atividades de musicalidade.
Durante o curso do PEAD, muitas interdisciplinas trabalharam com atividades que são indispensáveis e significativas com o trabalho da educação infantil e que abrangem dois assuntos de minha preferência, que são letramento e música. Meus alunos adoram cantar e sempre trazem para sala de aula músicas que gostam e principalmente que escutam no rádio. Pensei em um tema de trabalho de conclusão que fosse do interesse de meus alunos e também que abordasse questões de minha preferência.
Em nossa escola, trabalhamos com projetos e, mesmo que sejam sobre o mesmo tema de anos anteriores ou até mesmo de outras turmas, é possível perceber a variedade e possibilidades de diferentes trabalhos, que são enriquecidos através de trocas com colegas, de pesquisas para planejá-las, e no meu caso, principalmente pela prática de novas aprendizagens que realizei durante o curso.

domingo, 13 de junho de 2010

Postagem refeita - Brincando e Aprendendo

Através das brincadeiras infantis, podemos ter um conteúdo riquíssimo para estimular o aprendizado com os alunos da educação infantil. Em minha prática, diariamente realizamos algumas brincadeiras planejadas de acordo com os projetos desenvolvidos. São brincadeiras como vivo/ morto; casa/morador e terremoto; coelhinho sai da toca; terra/mar e atividades recreativas que vão sendo nomeadas de acordo com os projetos trabalhados, como por exemplo, a brincadeira terra/ mar, mudamos os nomes para Brasil/mar explicando e mostrando para as crianças o mapa com a localização do Brasil e a África e formas de chegar até lá.

Trabalhamos muito com músicas que atendem aos projetos, acompanhados com movimentos, gestos ou palmas. Escutamos as músicas da copa batendo palmas, imitando gestos ou dançando livremente.

“Jogar é pensar” diz Piaget. Então, através de diferentes jogos, motivamos a turma a aprender ludicamente, atendendo seus interesses e necessidades.
A Copa na África também é um conteúdo riquíssimo para trabalhar a diversidade cultural. Explorando o país que subsidia a copa, exploramos sua fauna através da imitação dos animais, ou também, a criação de histórias coletivas, onde cada criança continuava a história utilizando uma caixa com figuras típicas do lugar. Histórias, povos, bandeiras e cores possibiliam a exploração de assuntos que partem de nossa nacionalidade e viajam por muitos outros países até chegar ao jogo. O futebol é um dos esportes preferidos dos meninos desde pequenos, que já está incutido em nossa cultura e também em nossa escola. O futebol é a atividade preferida dos meninos no momento do pátio e também a mais requisitada na educação física. É uma atividade que faz parte da rotina escolar. Atendendo a proposta de trabalhar com um projeto que contemple a Copa, preparamos muitas brincadeiras e jogos que se adaptam ao contexto trabalhado, ao interesse da turma e aos materiais disponíveis na escola, promovendo também jogos de futebol entre

os colegas da sala, ou entre os colegas das turmas do mesmo nível.
As interdisciplinas estudadas durante o curso possibilitaram a aprendizagem de muitas brincadeiras e jogos que podem ser adaptadas aos projetos trabalhados.
Através destas atividades, além de propiciar uma aprendizagem prazerosa divertida para meus alunos, também aprendo com as pesquisas que faço para o planejamento e também com as possibilidades de explorar outras atividades através da participação, necessidade e interesse da turma em atividades já planejadas e trabalhadas.

Projeto da Copa

Em todas as atividades desenvolvidas com a turma, estamos trabalhando sobre a copa, desde bandeiras, placar dos jogos, países participantes até a realização de muitas brincadeiras e atividades físicas, principalmente futebol. Em minha prática na educação infantil, proporciono muitas atividades através de brincadeiras e jogos. Conforme os textos lidos da professora Tânia Fortuna, quanto mais a escola proporcionar situações lúdicas, maior será a possibilidade de não esquecer os temas trabalhados. Através das brincadeiras e jogos, é possível propiciar um clima de desafio, no qual as crianças geralmente participam demonstrando muita compenetração. Brincar é uma construção social, e, em minha prática, utilizo diferentes jogos e brincadeiras que atendem um compromisso com a aprendizagem. O projeto elaborado para a copa está possibilitando trabalhar com diferentes jogos, que além de contribuirem para a aprendizagem de uma forma prazerosa, também contribuiram para o desenvolvimento físico das crianças. Também estão sendo realizadas atividades através de brincadeiras e jogos para acompanhar o ritmo de poemas, versos ou músicas com palmas ou outros sons, explorando recursos e materiais da sala; brincadeiras de dramatizações de ações ou seres e outras atividades recreativas que sejam do interesse e necessidades da turma.
As crianças brincam muito na educação infantil, mas conforme vão avançando para outras séries as brincadeiras vão sumindo dos planejamentos. Em minha prática tendo propiciar muitas aprendizagens através da brincadeira e o tema da Copa também está contribuindo para a realização de muitas atividades físicas com bola durante as atividades
de educação física, além do fu
tebol.

domingo, 6 de junho de 2010

Brincando e Aprendendo

Através das brincadeiras infantis, podemos ter um conteúdo riquíssimo para estimular o aprendizado com os alunos da educação infantil.
Atendendo a proposta de trabalhar com um projeto que contemple a Copa, preparamos muitas brincadeiras e jogos que se adaptam ao contexto trabalhado, ao interesse da turma e aos materiais disponíveis na escola.
“Jogar é pensar” diz Piaget, então através de diferentes jogos motivamos a turma a aprender ludicamente atendendo seus interesses e necessidades.
A Copa na África, também é um conteúdo riquíssimo para trabalhar a diversidade cultural. Histórias, povos, bandeiras e cores possibilitam a exploração de assuntos que partem de nossa nacionalidade e viajam por muitos outros países até chegar ao jogo. O futebol é um dos esportes preferidos dos meninos desde pequenos, que já está incutido em nossa cultura e também em nossa escola. O futebol é a atividade preferida dos meninos no momento do pátio e também a mais requisitada na educação física. É uma atividade que faz parte da rotina escolar.
As interdisciplinas estudadas no curso possibilitaram a aprendizagem de muitas brincadeiras e jogos que podem ser adaptadas ao projeto da Copa.
Através destas atividades, aprendo com as pesquisas que faço para o planejamento e também com as possibilidades de explorar outras atividades através da participação e interesse da turma em atividades já planejadas e trabalhadas.
É importante salientar a empolgação e interesse das crianças por estas atividades que possibilita diversas aprendizagens com muito entusiasmo e empolgação de todos.

Curso de Extensão – Educação Infantil

Curso de Extensão – Educação Infantil

Prática, Docência e Saberes

O curso foi organizado para alunos que cursam Pedagogia na UFRGS a partir do 4º semestre. Inscrevi-me justamente por ser minha área de trabalho.

Durante muito tempo, a educação infantil foi caracterizada por uma concepção assistencialista e seus profissionais eram considerados como pajens, amas, crecheiras, auxiliares, etc.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei Federal 9394/96) define a educação infantil como a 1ª etapa da Educação Básica, portanto não é um atendimento assistencial, mas sim, um atendimento educativo.

Artigo 29, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Artigo 30, a educação infantil será oferecida em:

I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Trabalho com educação infantil em uma escola estadual pública e, mesmo trabalhando há muito tempo, sempre procuro fazer leituras e cursos referentes à Educação Infantil e ir mudando minha prática de acordo com estudos realizados de forma a atender a proposta escolar e também aos interesses e necessidades de minha turma.

Em especial, este curso foi muito bom e interessante, pois resgatou algumas práticas que não utilizava mais, mas que foram significativas, e também oportunizou trabalhar com novas experiências que foram enriquecedoras para meu trabalho com a turma.

Em muitos momentos de nossa prática, algumas ações se tornam automáticas e se misturam, perdendo um pouco de uma fundamentação teórica.

A oportunidade de estudar, ler muitos livros, fazer cursos e assistir palestras nos possibilitam reciclar nosso trabalho e possibilitar aos nossos alunos novas experiências que são importantes para sua formação.

Revendo as questões trabalhadas no curso PEAD e fazendo este curso sobre a educação infantil, foi possível avaliar muitas questões trabalhadas com minha turma e de uma maneira crítica verificar o que está bom e o que pode ser mudado.

Também procurei este curso para me auxiliar em meu estágio que ainda não consegui chegar ao nível desejado por mim.

domingo, 9 de maio de 2010

Aprendizagens significativas para os alunos e professora

As crianças estão sempre aprendendo e eu também.
Esta semana iniciou o curso de espanhol para a Educação Infantil com a parceria do NELE (Núcleo de Ensino da Língua Estrangeira) - UFRGS. Foi bem divertido e instrutivo, pois aprendi junto com as crianças. Além de aprender novas palavras em espanhol, também aprendi novas formas de ensinar, pois cada pessoa possui uma prática e utiliza diferentes materiais que podem servir de idéia para diversificar nosso trabalho.
Cada leitura, cada aula e diferentes experiências nos proporcionam uma infinidade de novas possibilidades e de novas práticas ou até mesmo a superação de dificuldades, como a de utilizar o Laboratório de Informática com as crianças. Assim como o espanhol, esta semana tivemos nossa primeira aula com os computadores. Não posso dizer que foi uma aula fácil, mas posso afirmar que a empolgação das crianças serviu para superar um pouco de minha dificuldade e motivar para a possibilidade de novos momentos neste espaço da escola que nunca tinha utilizado. Contei muito com a colaboração da professora responsável pela sala, mas conforme observava as crianças euforicamente trabalhando, percebia que minhas dificuldades iam sendo superadas com a ajuda da soma de todos que tinham algum conhecimento dos jogos trabalhados nesta aula. Foi a primeira aula que possibilitou o desejo de proporcionar novas aulas com novas possibilidades neste espaço. Foi um pequeno começo de uma nova e longa caminhada.

domingo, 2 de maio de 2010

Trabalhando com Números através de Jogos

Durante o estágio, procuro sempre atender a proposta pedagógica da escola e as decisões tomadas durante as reuniões realizadas por nível para elaborar o planejamento, mas sempre estou revisando os conteúdos trabalhados durante o curso para enriquecer novos projetos.
De acordo com os conteúdos trabalhados nos projetos, vou escolhendo leituras específicas de alguma interdisciplina. Esta semana trabalhamos com números e minhas leituras foram direcionadas para as interdisciplinas do Mundo Representado pela Matemática
e também para Teatro e Educação.
Em relação à interdisciplina Teatro e Educação, trabalho muito na Educação Infantil com jogos.
As regras dos jogos geralmente são estabelecidas pela decisão do grupo, principalmente por não saberem ler, mas percebe-se que o sentimento de tensão e de alegria estão constantemente presentes e algumas vezes precisa a intervenção e orientação da professora para definir e explicar algumas regras ou acabar com discussões surgidas. A relação entre brincar e estudar da Educação Infantil está sempre presente em todo o seu processo de aprendizagem. Em nossa escola, as práticas pedagógicas constatam a existência absoluta de brinquedos e momentos de brincar favorecendo na formação e desenvolvimento das crianças de uma forma prazerosa e significativa. As atividades lúdicas da escola são realizadas através da aquisição de muitos brinquedos atraentes, adquiridos através da contribuição da comunidade escolar. Além dos brinquedos da sala dispostos em cantinhos, também tem o dia do brinquedo, em que as crianças trazem brinquedos variados de suas casas e compartilham com seus colegas. Em muitos momentos propostos das atividades escolares, são utilizados brinquedos com os quais as crianças aprendem a brincar cumprindo uma intencionalidade, como é o caso do trabalho com os números, que permite um maior entendimento e participação das crianças nas atividades. Esta semana foi muito produtiva em relação à aprendizagem da matemática, justamente pela manipulação de muitos brinquedos, objetos e materiais da sala. As crianças passam a ter um maior entendimento trabalhando com materiais concretos e experimentando na prática situações-problema. Todas as atividades de matemática trabalhadas com números foram primeiramente trabalhadas com diversos materiais e jogos até chegar na folha. Estas atividades de matemática precisam ser trabalhadas através de uma continuidade do uso de materiais concretos e jogos, possibilitando para todos os alunos seu maior entendimento. Os jogos e brinquedos vão sendo abolidos das atividades das crianças conforme vão avançando as séries sendo que esta deveria ser uma prática contínua e crescente.