sábado, 16 de outubro de 2010
Diferentes bibliografias
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Textos com Boas Dicas
domingo, 12 de setembro de 2010
Revisando Saberes do Eixo II
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Retomando asInterdisciplinas
Nas interdisciplinas indicadas no Eixo I, predominaram questões em relação ao ser professor, ao trabalho docente, nossa prática, papéis e espaços do professor, construção de nossa identidade, etc. Todas as reflexões feitas sobre o que é ser professor foram enriquecidas através de sucessivas leituras e de muitos estudos realizados e que também possibilitaram
mudanças significativas em minha prática.
Para Freire, ensinar exige pesquisa, e foi assim durante nosso curso, em que muitas pesquisas foram realizadas e continuam sendo feitas. Para escrever o TCC, continuo pesquisando e tentando fazer o melhor. A leitura dos textos do Eixo I possibilita reavaliar questões estudadas ao longo do curso, que agora podem auxiliar na escrita do trabalho final.
É o inicio de um trabalho, que está sendo construído por uma questão pensada durante o período do estágio e que está sendo embasada teoricamente na retomada das interdisciplinas
do curso PEAD e também por novas leituras.
domingo, 29 de agosto de 2010
Trabalho de Conclusão de Curso
O Projeto Radialistas Mirins na Prevenção da Saúde é uma combinação de saúde e comunicação através do rádio. O objetivo deste projeto é desenvolver nas crianças o valor da escuta, da fala, do hábito de uma audição saudável e da prevenção de doenças.
O rádio passou a ser utilizado como um dos recursos para o desenvolvimento de várias atividades em sala de aula. É um instrumento que passou a ser mais utilizado em aula, que é muito bem aceito pelas crianças e que desperta interesse e empolgação por todos nas diferentes atividades. O projeto também contribui muito para desenvolver a fala das crianças através de atividades de musicalidade.
Durante o curso do PEAD, muitas interdisciplinas trabalharam com atividades que são indispensáveis e significativas com o trabalho da educação infantil e que abrangem dois assuntos de minha preferência, que são letramento e música. Meus alunos adoram cantar e sempre trazem para sala de aula músicas que gostam e principalmente que escutam no rádio. Pensei em um tema de trabalho de conclusão que fosse do interesse de meus alunos e também que abordasse questões de minha preferência.
Em nossa escola, trabalhamos com projetos e, mesmo que sejam sobre o mesmo tema de anos anteriores ou até mesmo de outras turmas, é possível perceber a variedade e possibilidades de diferentes trabalhos, que são enriquecidos através de trocas com colegas, de pesquisas para planejá-las, e no meu caso, principalmente pela prática de novas aprendizagens que realizei durante o curso.
domingo, 13 de junho de 2010
Postagem refeita - Brincando e Aprendendo
Através das brincadeiras infantis, podemos ter um conteúdo riquíssimo para estimular o aprendizado com os alunos da educação infantil. Em minha prática, diariamente realizamos algumas brincadeiras planejadas de acordo com os projetos desenvolvidos. São brincadeiras como vivo/ morto; casa/morador e terremoto; coelhinho sai da toca; terra/mar e atividades recreativas que vão sendo nomeadas de acordo com os projetos trabalhados, como por exemplo, a brincadeira terra/ mar, mudamos os nomes para Brasil/mar explicando e mostrando para as crianças o mapa com a localização do Brasil e a África e formas de chegar até lá.
Trabalhamos muito com músicas que atendem aos projetos, acompanhados com movimentos, gestos ou palmas. Escutamos as músicas da copa batendo palmas, imitando gestos ou dançando livremente.
“Jogar é pensar” diz Piaget. Então, através de diferentes jogos, motivamos a turma a aprender ludicamente, atendendo seus interesses e necessidades.
A Copa na África também é um conteúdo riquíssimo para trabalhar a diversidade cultural. Explorando o país que subsidia a copa, exploramos sua fauna através da imitação dos animais, ou também, a criação de histórias coletivas, onde cada criança continuava a história utilizando uma caixa com figuras típicas do lugar. Histórias, povos, bandeiras e cores possibiliam a exploração de assuntos que partem de nossa nacionalidade e viajam por muitos outros países até chegar ao jogo. O futebol é um dos esportes preferidos dos meninos desde pequenos, que já está incutido em nossa cultura e também em nossa escola. O futebol é a atividade preferida dos meninos no momento do pátio e também a mais requisitada na educação física. É uma atividade que faz parte da rotina escolar. Atendendo a proposta de trabalhar com um projeto que contemple a Copa, preparamos muitas brincadeiras e jogos que se adaptam ao contexto trabalhado, ao interesse da turma e aos materiais disponíveis na escola, promovendo também jogos de futebol entre
os colegas da sala, ou entre os colegas das turmas do mesmo nível.
As interdisciplinas estudadas durante o curso possibilitaram a aprendizagem de muitas brincadeiras e jogos que podem ser adaptadas aos projetos trabalhados.
Através destas atividades, além de propiciar uma aprendizagem prazerosa divertida para meus alunos, também aprendo com as pesquisas que faço para o planejamento e também com as possibilidades de explorar outras atividades através da participação, necessidade e interesse da turma em atividades já planejadas e trabalhadas.