sábado, 16 de outubro de 2010

Diferentes bibliografias

Além das leituras dos textos das interdisciplinas,

se fazem necessárias leituras de outras bibliografias.

Em relação ao tema proposto em meu trabalho, estou lendo o livro "Do MEB à WEB - O rádio na educação", organizado por Nelson de Luca Pretto e Sandra Pereira Tosta, da Editora Autêntica.

O livro discute, em seu capítulo "O rádio e a Educação", o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Segundo Mirian Grispun (1999, p. 25), "as tecnologias estão a exigir uma nova formação do homem que remeta à reflexão e compreensão do meio social em que ele se circunscreve". Diante de tantos meios de comunicação, é imprecendível que o professor propicie um espaço em suas aulas para a utilização de novos recursos, que estão à disposição de nossos alunos fora da escola. O rádio está sendo usado em alguns momentos de minha aula, proposto através do Projeto Radialistas Mirins. Ele passa a fazer parte da escola, assim como faz parte da maioria das casas dos alunos, influenciando em suas preferências musicais e indicando novas músicas para cantar na escola, constituindo assim um novo repertório.

Algumas das atividades desenvolvidas durante o projeto visam conhecer um pouco da história do rádio, visitar a rádio da UFRGS e conhecer o seu funcionamento, trabalhar com a linguagem das crianças e desenvolver a sua musicalidade.

Como vimos na interdisciplina de Artes Visuais, "um projeto na escola não pode ser comparado a um simples planejamento de atividades que deverão ser cumpridas, mas com certas intenções e possibilidades, em constante avaliação e replanejamento, aproveitando acasos, caminhando opostamente por outros caminhos em tentativas investigadoras e ousadas, sem nunca perder de vista os focos centrais que fazeram nascer o projeto" (Martins 1998, p.162). O Projeto Radialistas Mirins propiciou o tema sobre o letramento com a música e também originou em outros projetos de acordo com o interesse e necessidade das crianças.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Textos com Boas Dicas

O Bloco III, principalmente com as interdisciplinas de Artes Visuais e Música na Escola, apresenta textos que estão diretamente ligados ao tema de meu trabalho de conclusão.
A interdisciplina de Artes Visuais, no Bloco I, destaca que "a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira nº 9.394 denomina a área como Arte e determina a obrigatoriedade do ensino da arte na escola". Também, "A LDB no artigo 26, parágrafo 2º, afirma: O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
Trabalho muito na Educação Infantil com esta área e percebo que as crianças demonstram muito interesse e possuem muita criatividade. A própria lei mostra a importância e necessidade de trabalhar com esta área, contribuindo com a aprendizagem das crianças.
Também menciona que os "Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN Arte, dão à área da Arte uma grande abrangência propondo 4 modalidades artísticas:
Artes Visuais, Música, Teatro e Dança."
Justamente a modalidade da Música, que é muito trabalhada com minha turma e faz parte de muitos projetos, passou a ser um dos pontos estudados e observados com a turma.
Já na interdisciplina Música na Escola, muitos textos apresentam importantes dados e são fundamentais para elaboração do trabalho. O texto "De quem é a música? e "Por que você ouve tanta porcaria" trazem informações que são um reflexo do trabalho e da observação realizada em sala de aula. A música faz parte da vida das crianças, começa desde que nascem, através das músicas de ninar de uma mãe, de músicas cantadas por sua família, como também escutadas por rádios ou outros meios. Também se apresenta muito na escola através de diferentes propostas e se faz presente diariamente em diferentes atividades. Daí meu interesse em escolher este tema, associado a outro de minha preferência, o letramento.
Estas interdisciplinas deste eixo apresentam idéias que podem e devem
ser abordadas no trabalho e que requerem contínuas leituras.

domingo, 12 de setembro de 2010

Revisando Saberes do Eixo II

O eixo II apresenta muitas questões e várias obras que servem como embasamento teórico e que são relevantes para o meu trabalho. As interdisciplinas trabalhadas neste eixo trazem importantes contribuições e aportes teóricos à prática.
A Interdisciplina Fundamentos da Alfabetização traz um significativo aporte teórico através de diferentes obras sobre o significado de letramento como os livros "Letramento: um tema em três gêneros", de Magda Soares, e "Alfabetizar aos Seis Anos", de Annamaria Píffero Rangel. São contribuições que são relevantes e que são referências bibliográficas básicas para o desenvolvimento de meu trabalho.
Na Interdisciplina Infância de 0 a 10 anos, foi importante reler o texto "Memórias e Identidade", pois ele apresenta algumas questões que vou abranger em relações às músicas que são aprendidas de geração para geração, quee mesmo quando deixam de ser cantadas, ficam na memória das pessoas, sendo relembradas facilmente quando escutam seus filhos cantando. A música apresenta-se como um recurso prazeroso no processo da aprendizagem e geralmente possibilita um excelente exercício para a memória dos adultos.
Também na Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia aparece um estudo detalhado sobre a Epistemologia Genética de Jean Piaget e também sua Teoria dos períodos do desenvolvimento, que serão mencionadas no trabalho, pois a escola trabalha com uma proposta de ensino que se baseia na Teoria Construtivista de Piaget. Muitas das observações que estão feitas para este trabalho comprovam muitos resultados dos estudos de Piaget. Também é importante evidenciar a fase em que as crianças se encontram e as principais características que se fazem presentes no processo de aprendizagem durante o projeto trabalhado.
Todo o estudo realizado das interdisciplinas deste eixo contribuem para a compreensão de muitas questões observadas com a turma, que serão relatadas no trabalho e que também contribuem para as referências bibliográficas. As interdisciplinas apresentam muitas informações que são específicas ao assunto do meu TCC, auxiliaram a objetivar a escrita do trabalho e contribuiram com novas ideias em sua elaboração. A oportunidade de revisar as interdisciplinas estudadas durante o curso, além de contribuir para a escrita do TCC, também possibilita a mudança de nossa prática e a melhora significativa de nossas produções.

Retomando as Interdisciplinas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Retomando asInterdisciplinas

Relendo os textos e atividades das interdisciplinas do Eixo I, é interessante verificar quantas aprendizagens foram realizadas, como minhas postagens foram sendo construídas através de leituras de diferentes e variados textos e como elas foram se transformando durante o estudo de diferentes interdisciplinas durante o semestre.
Nas interdisciplinas indicadas no Eixo I, predominaram questões em relação ao ser professor, ao trabalho docente, nossa prática, papéis e espaços do professor, construção de nossa identidade, etc. Todas as reflexões feitas sobre o que é ser professor foram enriquecidas através de sucessivas leituras e de muitos estudos realizados e que também possibilitaram
mudanças significativas em minha prática.

Para Freire, ensinar exige pesquisa, e foi assim durante nosso curso, em que muitas pesquisas foram realizadas e continuam sendo feitas. Para escrever o TCC, continuo pesquisando e tentando fazer o melhor. A leitura dos textos do Eixo I possibilita reavaliar questões estudadas ao longo do curso, que agora podem auxiliar na escrita do trabalho final.
É o inicio de um trabalho, que está sendo construído por uma questão pensada durante o período do estágio e que está sendo embasada teoricamente na retomada das interdisciplinas
do curso PEAD e também por novas leituras.


domingo, 29 de agosto de 2010

Trabalho de Conclusão de Curso

O período do estágio foi importante para a escolha do tema do TCC. Escolhi trabalhar com o Projeto Radialistas Mirins, sobre o letramento através da música na Educação Infantil. Este projeto é trabalhado em parceria com a UFRGS, com a coordenação da professora Sandra de Fátima Batista de Deus. Desde 2007, participo deste projeto, sempre diversificando o trabalho e proporcionando uma aprendizagem significativa e prazerosa para as crianças. O projeto geralmente inicia com a visita à Rádio da UFRGS, com muitas atividades utilizando materiais e recursos variados e diferentes dos disponibilizados na escola.
O Projeto Radialistas Mirins na Prevenção da Saúde é uma combinação de saúde e comunicação através do rádio. O objetivo deste projeto é desenvolver nas crianças o valor da escuta, da fala, do hábito de uma audição saudável e da prevenção de doenças.
O rádio passou a ser utilizado como um dos recursos para o desenvolvimento de várias atividades em sala de aula. É um instrumento que passou a ser mais utilizado em aula, que é muito bem aceito pelas crianças e que desperta interesse e empolgação por todos nas diferentes atividades. O projeto também contribui muito para desenvolver a fala das crianças através de atividades de musicalidade.
Durante o curso do PEAD, muitas interdisciplinas trabalharam com atividades que são indispensáveis e significativas com o trabalho da educação infantil e que abrangem dois assuntos de minha preferência, que são letramento e música. Meus alunos adoram cantar e sempre trazem para sala de aula músicas que gostam e principalmente que escutam no rádio. Pensei em um tema de trabalho de conclusão que fosse do interesse de meus alunos e também que abordasse questões de minha preferência.
Em nossa escola, trabalhamos com projetos e, mesmo que sejam sobre o mesmo tema de anos anteriores ou até mesmo de outras turmas, é possível perceber a variedade e possibilidades de diferentes trabalhos, que são enriquecidos através de trocas com colegas, de pesquisas para planejá-las, e no meu caso, principalmente pela prática de novas aprendizagens que realizei durante o curso.

domingo, 13 de junho de 2010

Postagem refeita - Brincando e Aprendendo

Através das brincadeiras infantis, podemos ter um conteúdo riquíssimo para estimular o aprendizado com os alunos da educação infantil. Em minha prática, diariamente realizamos algumas brincadeiras planejadas de acordo com os projetos desenvolvidos. São brincadeiras como vivo/ morto; casa/morador e terremoto; coelhinho sai da toca; terra/mar e atividades recreativas que vão sendo nomeadas de acordo com os projetos trabalhados, como por exemplo, a brincadeira terra/ mar, mudamos os nomes para Brasil/mar explicando e mostrando para as crianças o mapa com a localização do Brasil e a África e formas de chegar até lá.

Trabalhamos muito com músicas que atendem aos projetos, acompanhados com movimentos, gestos ou palmas. Escutamos as músicas da copa batendo palmas, imitando gestos ou dançando livremente.

“Jogar é pensar” diz Piaget. Então, através de diferentes jogos, motivamos a turma a aprender ludicamente, atendendo seus interesses e necessidades.
A Copa na África também é um conteúdo riquíssimo para trabalhar a diversidade cultural. Explorando o país que subsidia a copa, exploramos sua fauna através da imitação dos animais, ou também, a criação de histórias coletivas, onde cada criança continuava a história utilizando uma caixa com figuras típicas do lugar. Histórias, povos, bandeiras e cores possibiliam a exploração de assuntos que partem de nossa nacionalidade e viajam por muitos outros países até chegar ao jogo. O futebol é um dos esportes preferidos dos meninos desde pequenos, que já está incutido em nossa cultura e também em nossa escola. O futebol é a atividade preferida dos meninos no momento do pátio e também a mais requisitada na educação física. É uma atividade que faz parte da rotina escolar. Atendendo a proposta de trabalhar com um projeto que contemple a Copa, preparamos muitas brincadeiras e jogos que se adaptam ao contexto trabalhado, ao interesse da turma e aos materiais disponíveis na escola, promovendo também jogos de futebol entre

os colegas da sala, ou entre os colegas das turmas do mesmo nível.
As interdisciplinas estudadas durante o curso possibilitaram a aprendizagem de muitas brincadeiras e jogos que podem ser adaptadas aos projetos trabalhados.
Através destas atividades, além de propiciar uma aprendizagem prazerosa divertida para meus alunos, também aprendo com as pesquisas que faço para o planejamento e também com as possibilidades de explorar outras atividades através da participação, necessidade e interesse da turma em atividades já planejadas e trabalhadas.