domingo, 15 de novembro de 2009

SEMINÁRIOS SOBRE SURDEZ

Na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Armazém A no Espaço do Pensamento, pela 1ª vez foi programado um espaço para Libras. No seminário, foram apresentadas muitas pesquisas, observações, atividades, indicações de obras, citações de leis, relatos sobre algumas práticas docentes, linguagem dos sinais e uma infinidade de questões, provocações e problematizações para pessoas e alunos surdos. Muitas das questões abordadas no seminário são novidades para mim e contribuiram principalmente para entender e conhecer um pouco mais do universo dos surdos.
O tema "Literatura Infantil: Música faz parte da Cultura Surda?" foi apresentado pela professora Carolina Hessel da interdisciplina de LIBRAS e por Claúdio Henrique Nunes Mourão com mediação de Adriana Sommacal. A professora Carolina fez a análise de livros infantis com personagens surdos "O Canto de Bento" e "A Família Sol, Lá, Si" da Coleção Ciranda Cultural. Um dos livros que adquiri na feira foi desta coleção e me chamou a atenção pelo fato de vir acompanhado por CD-ROM com jogos adaptados, livro falado e narração em libras. A análise foi muito interesse, pois me ensinou a perceber questões que são importantes e essenciais para valorizar a cultura surda ou o uso de lingua de sinais nos livros. A literatura para crianças surdas é muito restrita.
Sempre tive muita vontade de aprender LIBRAS, mas através das aulas da interdisciplina de libras e deste seminário, percebi a importância e a necessidade da aquisição da lingua dos sinais.

Feira do Livro

Oficina “Blog-se: dicas textuais e técnicas para blogueiros”

com Mauro Paz

A feira do livro, juntamente com a oferta de uma infinidade de livros, oferece atrações culturais, oficinas, palestras e atividades que contribuem para a formação de professores, com propostas interessantes, que contribuem para seu aprimoramento profissional e também como aluna do PEAD.

Neste ano, meu interesse esteve voltado para as oficinas de contação de histórias, os seminários sobre surdez e também para aqueles que possam contribuir na minha formação digital. Assisti a uma oficina sobre a criação de blogs.

Na década de 90, a internet era mais informativa, sendo mais passiva do que interativa. Foi se tornando interativa e hoje apresenta muitos sites onde podem ser utilizados vários recursos. Sendo que uma das oficinas da Feira do Livro propôs, através de três módulos, a criação de um blog através do blogspot da Google, em que foi ensinado passo a passo como utilizar suas ferramentas e todas as possibilidades de recursos para a postagem de textos.

Esta oficina despertou meu interesse por ter sido uma das primeiras atividades trabalhadas no curso e que não continuou sendo desenvolvida. Porém relembrei algumas ferramentas que foram ensinadas durante a atividade e outras explicadas durante a oficina que estão servindo para a modificação de um trabalho que ficou parado durante muito tempo.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Feira do Livro

Oficina de Contação de Histórias
com ênfase nas Técnicas de Invenção Desenvolvidas por Gianni Rodari
Com a escritora Marta Lagarta

A escritora Marta Lagarta começou sua oficina apresentando-se de uma maneira divertida e despertando a atenção e interesse de todos. Contou uma de suas histórias, "A Menina que Ia para Longe", com demonstrações de mágica para ilustrar a narrativa.
Apresentou várias técnicas do livro "Gramática da Fantasia" de Gianni Rodari, que são excelentes recursos para tornar a contação de histórias mais interativa e estimulante.
Indicou vários livros de Gianni Rodari como: "Uma História Atrapalhada", "Alice viaja nas Histórias", "O Livro dos Porquês", "Fábulas por Telefone" e "Um Bolo no Céu".

Obs: O livro "Gramática da Fantasia" foi um dos livros indicados da Interdisciplina Linguagem e Aprendizagem.


domingo, 8 de novembro de 2009

Primeiros Socorros

No sábado, tivemos, em nossa escola, na unidade da Educação Infantil, como parte de formação, uma Palestra de Primeiros Socorros com profissionais do serviço de emergência do MAE. Nossa unidade possui um convênio com essa empresa para os atendimentos ,que vão desde situações mais simples até mais graves. Esta palestra teve o objetivo de ensinar as noções de primeiro socorros, capacitar o professor para atender a criança até a chegada dos profissionais e saber classificar e passar os dados sobre os casos ou acidentes ocorridos com mais precisão. O professor precisa manter sempre a calma e saber informar os casos com precisão para que a empresa possa providenciar o devido atendimento. Trabalhando com crianças, acontecem, no dia-a-dia, inúmeras situações que geralmente podemos resolver com gelo, um pequeno curativo ou até mesmo com um carinho. A palestra foi muito interessante e propiciou uma aprendizagem técnica de uma outra área e nos mostrou a importância de sempre manter a calma, pois caso contrário não poderemos prestar o devido atendimento que nossos alunos necessitam para qualquer tipo de emergência. Geralmente os acidentes em nossa escola causam alguns arranhões ou batidas que uns beijinhos, abracinhos e muito carinho já são o suficiente para melhorar. Algumas crianças caem, se levantam e em seguida já saem correndo brincando, mas alguns já ficam mais quietinhos e preferem ficar sentados, observando seus amigos brincarem até esquecerem que se machucaram. E assim inúmeras situações vão acontecendo e nos ensinando que, para cada um , tem um remédio e uma maneira de tratar. Cada dia, semana, mês ou até ano que termina vão deixando muitas marcas. Marcas de aprendizagens, de amizades, de emoções, mas também marcas físicas que quando um dia olhamos nos lembramos das travessuras que um dia fizemos.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Projeto Aprendendo com as Histórias de Monteiro Lobato

Com o objetivo de reforçar e valorizar o projeto “Roda da Leitura”, trabalhar o Dia Nacional

do Livro – 29 de outubro – e comemorar o Dia das Bruxas (valorizando uma cultura nacional),

escolhemos trabalhar sobre Monteiro Lobato, que engloba as três propostas.

Inicialmente, trabalhamos com uma breve bibliografia do autor, apresentando vários livros, foto do escritor e um cartaz com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. Durante toda a semana foram desenvolvidas várias atividades, contação de histórias, músicas, modelagem dos personagens em massinha, desenhos dos personagens e pintura da Emília, que foi a personagem eleita como preferida das crianças. Em matemática, classificamos e seriamos os personagens do sítio, separamos em conjuntos e fizemos sua contagem. Trabalhamos também com a letra inicial dos personagens, relacionando com a letra inicial dos nomes dos colegas da sala. Como nosso próximo projeto será sobre os animais, já começamos a conhecer os animais do sítio e falar algumas curiosidades e utilidades de alguns animais.


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

60 HORAS

Passei por uma experiência incrivel de trabalhar 60 horas.
Um desastre total. Não tinha tempo de preparar as aulas, não tinha tempo de estudar e me senti frustrada profissionalmente. Me senti muito cansada. Desde que voltei a trabalhar 40 horas, estou correndo atrás de atividades e tarefas que ficaram atrasadas, tentando ler os textos indicados por todas as interdisciplinas e voltar para outras atividades das quais participava.
Fiquei curiosa de saber a quantidade de professores que trabalham 60 horas na rede pública estadual e a qualidade de seu trabalho.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Alfabetização

O dia 8 de setembro foi o dia Internacional da Alfabetização.
O desafio da alfabetização se faz presente e é primordial em todo mundo, tanto para crianças como para adultos. Segundo dados da UNESCO, a taxa de analfabetismo sofreu uma redução de 45% para 23% nos últimos 50 anos a nível mundial.
Lendo o texto "Alfabetização de Adultos: ainda um desafio" na interdisciplina Educação de Jovens e Adultos, passei a ter um conhecimento maior e principalmente interesse em como esse processo se desenvolve para os adultos, uma vez que é uma área em que nunca trabalhei e nem estudei. O trabalho de Emília Ferreiro sobre a alfabetização parte do referencial teórico de Piaget, o qual sempre estudei relacionando com a alfabetização de crianças.
O texto de Regina Haras contempla este referencial teórico através de inúmeros exemplos sobre a alfabetização de adultos, demonstrando importantes progressos e dados obtidos neste processo. Tinha duas posições equivocadas em relação à alfabetização dos adultos. Primeiramente, sempre relacionei somente o método de Paulo Freire a alfabetização de adultos. Também nunca relacionei o trabalho de Emília Ferreiro, que estuda a psicogênese da escrita em crianças estabelecendo assim fases, com a alfabetização de adultos. Sempre estudei Paulo Freire sob uma postura política, relacionando o adulto analfabeto como oprimido, com possibilidades de aprendizagem reduzidas e exigindo do educador um esforço maior. Lendo o texto e avaliando as questões abordadas, fica fácil perceber a possibilidade de aprender a partir do contato direto com textos e escritas que possam parecer significativos e também ir de encontro com o interesse tanto de crianças como também dos adultos. Aprendi que a alfabetização de adultos e crianças sobre a escrita encontra padrões semelhantes em seu processo. Os dados do texto são o resultado de uma pesquisa em relação a uma metodologia aplicada na alfabetização de adultos que mostrou as possibilidades de aprendizagem através da caracterização e rendimento de um determinado grupo avaliado. Tudo que estou lendo sobre alfabetização para crianças tento relacionar com a sua aplicação para adultos, mas ainda falta conhecimento da área e também prática.