A LIBRAS é uma língua natural, relacionada aos costumes e à cultura da comunidade surda brasileira. Acredito que a inclusão de alunos no ensino regular ainda não está de acordo com a necessidade dos que são incluídos. O mesmo acontece com os surdos. Os professores não conhecem a estruturação de sua aprendizagem e os atendem como alunos regulares, sendo que suas necessidades para uma aprendizagem significativa não estão sendo atendidas. Estes se utilizam de outros caminhos para se expressar, assim como para adquirir conceitos e conhecimentos. Para que esse ensino seja mais adequado, seria interessante que o profissional tivesse conhecimento de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Uma de minhas maiores expectativas no curso do PEAD era com a interdisciplina de LIBRAS. Em minha prática,foram poucas oportunidades e momentos de convivência com pessoas surdas, mas que deixaram sempre a vontade de aprender a língua dos sinais. O pouco que aprendi acabei esquecendo pela falta de prática. Achei muito interessante a aula presencial de LIBRAS e também achei fácil aprender os sinais, mas considero uma interdisciplina que necessita de mais aulas presenciais, exigindo uma prática constante. Já tive oportunidade de aprender alguns sinais através de gravações em vídeo, mas considero difícil de perceber claramente todos os movimentos e acabam sendo facilmente esquecidos pela falta de prática e pela falta de oportunidade de usá-los em comunicação com outra(s) pessoa(s). Sinais que vi muitas vezes no vídeo não ficaram gravados como os da aula presencial, que também acredito que serão esquecidos se deixarem de serem usados.
Com a interdisciplina de LIBRAS, resolvi procurar mais informações e aprender a linguagem dos sinais, porém todas as escolas em que procurei só iniciarão suas atividades em março de 2010 ou possuem uma lista que está aguardando o número de alunos suficiente para formar uma turma. Se for possível gostaria de sugestões da professora Carolina Hessel.
A aula presencial foi extremamente motivadora para o inicio de uma nova aprendizagem, que possibilitará novas maneiras de se expressar e que, principalmente deixou uma vontade e necessidade de continuar aprendendo LIBRAS. Nesse sentido, deixo registrada a minha satisfação pela interdisciplina de libras, que esperei ansiosamente, mas também, a minha insatisfação pelo pouco tempo de aula presencial.
Um comentário:
Olá, Dania!
Com certeza é necessário de prática, caso contrário esquecerás o que já aprendeste em Libras assim como em qualquer outro idioma.
Sugiro que envie um email à professora Carolina. Ali poderás perguntar o que tens interesse, tirar alguma dúvida ou descobrir alguma dica interessante.
Abraço, Anice.
Postar um comentário