sábado, 11 de julho de 2009

Educação à Distância

O Programa Globo Universidade do dia 11/07/2009 mostrou como o avanço das telecomunicações está contribuindo com esta nova modalidade de ensino. O tempo e o espaço
não são mais barreiras do ensino. Houve um aumento de 600% na quantidade de cursos e 300% no aumento de alunos. Muitas cidades não possuem faculdades e a educação à distância passa a ser uma oportunidade e opção de muitas pessoas. Mesmo na cidade que possui o maior número de faculdades, já existem muitas pessoas que estão interessadas e procuram esta modalidade de
ensino. Muitos cursos no Brasil já apresentam cursos que integram o ensino presencial com o ensino à distância. Estes cursos mudam e dão mais possibilidades de recursos para que o aluno aprenda.

Mapa Conceitual

Depois de tanto trabalhar e falar sobre Mapa Conceitual, somente agora este conceito
passou a ser melhor entendido e também trabalhado por mim.
A aula presencial das interdisciplinas de Psicologia e Seminário Integrador com a construção em grupo do mapa conceitual dos conceitos de Piaget foi importante para esta aprendizagem.
Através das dúvidas respondidas pelas professoras e trocas de idéias do grupo,
foi possível aprender mais facilmente sobre os conceitos trabalhados e na construção do mapa.
Nosso Mapa conceitual ficou assim:



domingo, 31 de maio de 2009

Projeto: Radialistas Mirins

Começamos o "Projeto Radialistas Mirins" com a visita à rádio da UFRGS, acompanhados pela professora Sandra de Deus. As crianças aproveitaram muito a visita e fizeram muitos comentários sobre o que viram e fizeram. Durante a visita, foram filmados, fizeram uma gravação com a turma cantando a música "Borboletinha" e fizeram comparações do que viram com o rádio que escutam em casa. Já havia feito este mesmo trabalho no ano passado, mas a experiência está sendo válida para aprimorar o projeto e trabalhar a influência do rádio na vida de meus alunos. Durante a semana, tínhamos uma reunião marcada com os pais para avisos gerais e o projeto foi comentado com muita empolgação. Este projeto permite a possibilidade de trabalhar com as músicas que fazem parte do dia a dia de cada criança, trabalhar com as músicas aprendidas na escola e principalmente voltar a trabalhar com atividades que foram desenvolvidas na interdisciplina Música na Escola. É um projeto que considero interessante, que além de agradar aos alunos, tenho a possibilidade de voltar a trabalhar e explorar atividades de uma interdisciplina que já tive neste curso e que novamente posso utilizar em minha prática. As aprendizagens adquiridas durante o curso se tornam mais significativas no momento em que podemos inclui-lás em nossa prática. Agora sem a orientação da professora ou sem a necessidade de fazer trabalhos para a interdisciplina torno a usar um conhecimento que me permite explorar em vários aspectos um projeto com uma base teórica e informações da professora que possibilitam um novo olhar sobre um mesmo projeto que já foi trabalhado anteriormente.

sábado, 23 de maio de 2009

Projeto da Educação Infantil

Estamos dando início ao projeto "Roda de Leitura", que se estenderá de maio a dezembro, com o objetivo de formarmos leitores. Este projeto consiste na ida semanal à casa de um livro de literatura infantil para ser lido, comentado e explorado pelos pais e filho. O livro foi adquirido em uma feira realizada na própria escola ou através de uma lista de sugestões elaborada pela professora de cada turma. Como na Educação Infantil trabalhamos por nível, e cada sala de aula é representada por cores, foram confeccionadas sacolas próprias para cada sala respeitando a sua cor, que foram entregues para cada aluno para serem personalizadas. Ficou a critério de cada família a escolha da técnica utilizada para decorar sua sacola. O livro irá na sexta-feira, nesta sacola, devendo ser devolvida até a quinta-feira da semana seguinte, para novamente voltar com outro livro para cada aluno. Em cada livro foi colocado, na capa, uma etiqueta com os dados da criança e o nome do projeto e na última página uma fichinha para cadastrar a data e o nome de cada um que está levando aquele livro. Combinei com as mães em reunião que no final do ano a sacola será entregue para cada aluno com o livro adquirido por cada família.

O preconceito mostrado através da Poesia

Vale a pena ler o poema de Ary Campos Jr sobre o negro. Sem discriminações e preconceitos, as percepções de cada um sobre etnia se tornam ricas sempre que usadas de uma maneira tão linda e culta como este escritor usou. Valorizando todas as etnias, estaremos construindo uma sociedade mais digna e justa. O preconceito diminui um povo. O conjunto de raças enobrece uma nação e enriquece seu povo com diferentes tipos de culturas.

Homem de Cor?
Ary Campos Júnior

Um Sábio Professor Africano Escreveu...
Eu que sou Negro, quando nasci era Negro.
Quando Cresci, continuei sendo Negro.
Quando tomo Sol, continuo sendo Negro.
Quando sinto frio, permaneço Negro.
Quando me falta ar, continuo Negro
Quando adoeço, ainda assim sou Negro
E quando morrer, continuarei sendo Negro.
Você que é Branco...
Quando Nasce é Cor de Rosa
Quando Cresce, torna-se Branco
Quando toma Sol, fica Vermelho
Quando sente Frio, fica meio Azulado.
Quando lhe falta ar, fica Roxo.
Quando Adoece, fica Amarelo
E quando morrer, ficará Cinza.
E eu é que ainda sou chamado de Homem de Cor ???

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projetos

Além dos Projetos trabalhados com a turma, estou iniciando mais uma vez o "Projeto Radialista Mirim", sob a coordenação da professora Sandra de Fátima Batista de Deus. Este projeto iniciou com uma conversa sobre o rádio e o questionamento do uso deste aparelho em suas casas: tempo que escutam, programação, estações, etc. Também já exploramos uma atividade através do desenho de rádios. Para o dia 19 de maio, estamos com uma visita agendada na rádio da UFRGS. Será um projeto desenvolvido ao longo do ano com muitas programações, trabalhos e até atividades envolvendo os pais. Paralelamente ao projeto, estarei trabalhando com as músicas na educação, formação e alfabetização das crianças.

domingo, 10 de maio de 2009

Filmes

Algumas atividades do nosso curso são realizadas através de filmes indicados por nossos professores. Na Educação Infantil, também são muito importantes as atividades realizadas com filmes, especialmente desenhos. Este recurso foi utilizado para trabalhar sobre o desafio da diversidade, estudando cada povo, cada cultura e cada etnia, com as crianças do nível 3 (5 anos).
De uma maneira prazerosa e descontraida, está sendo possível trabalhar com este projeto e, a partir desta atividade, construir nosso painel. O filme se tornou um recurso fácil , onde as crianças visualizam melhor as diferenças étnico- raciais e se identificam com algumas delas.